Governo do Estado e Instituto Federal do Sul de Minas oferecem dois novos cursos de capacitação na área de turismo
Ao todo, são 600 vagas que visam oferecer aos participantes ferramentas úteis para implementação de práticas e iniciativas relevantes para o setor
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) oferecem oportunidade de capacitação na área do turismo com dois novos cursos gratuitos: Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas no Turismo e Turismo para Todos: Diversidade, Acessibilidade e Inclusão.
As inscrições estão abertas até o dia 12/10/2025 e as aulas iniciarão dia 20/10/2025. A seleção dos candidatos será por meio de sorteio eletrônico, conforme critérios estabelecidos no edital. Mais informações podem ser obtidas e as inscrições realizadas no portal ifsuldeminas.edu.br.
O curso Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas no Turismo, com 300 vagas, tem o objetivo de apresentar aos participantes meios para planejar, implementar e utilizar processos de monitoramento e avaliação de políticas públicas no turismo, aplicando metodologias, indicadores e ferramentas que favoreçam a tomada de decisão, a transparência e a melhoria contínua das ações no setor.
Já o curso Turismo para Todos: Diversidade, Acessibilidade e Inclusão, que oferta 300 vagas, visa capacitar gestores, profissionais e empreendedores do turismo a planejar, implementar e promover práticas inclusivas, garantindo acessibilidade, diversidade e inclusão nos serviços e experiências turísticas, de forma a ampliar a participação de todos os públicos e fortalecer destinos mais justos e sustentáveis.
Os cursos são na modalidade Ensino a Distância (EaD), têm carga horária de 40 horas e são voltados para qualquer pessoa interessada com idade mínima de 16 anos, ensino fundamental completo e residente em município de Minas Gerais. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de conclusão.