Governo e prefeitura de Brumadinho se reúnem para discutir implantação do Distrito Industrial no município

Projeto está sendo executado com recursos de Acordo de Reparação e pretende diversificar a economia da cidade, gerando emprego e renda e reduzindo a dependência da mineração

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas, a prefeitura de Brumadinho e entidades ligadas ao setor privado se reuniram para discutir o processo de implantação do Distrito Industrial – um importante projeto que está sendo desenvolvido para impulsionar a economia do município. Novas etapas da inciativa foram debatidas nessa quarta-feira (3/5) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.  

Seplag / Divulgação

A reunião contou com a participação de integrantes do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), da Invest Minas, da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemg), da prefeitura de Brumadinho, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Vale – que executa o projeto dentro do Acordo de Reparação –.

“Foi um encontro muito positivo, sendo uma oportunidade de aproximar os principais envolvidos na implantação do Distrito Industrial. O governo está se mobilizando e se articulando para dar todo o apoio a este importante projeto, que vai trazer emprego e renda e diversificar a economia do município”, afirmou o secretário adjunto de Estado de Planejamento e Gestão e coordenador do Comitê Pró-Brumadinho, Luís Otavio Milagres de Assis.

O projeto do Distrito Industrial está em execução desde o ano passado e conta com investimentos de cerca de R$ 170 milhões. Estão sendo realizados estudos e ações prévias ao início das obras, além de cursos profissionalizantes para formação de mão de obra qualificada. As próximas etapas são o lançamento e a divulgação junto ao empresariado de setores estratégicos, atração de investimentos e instalação de empresas no município; e o início das obras no terreno de mais de 100 hectares, onde será instalado o Distrito Industrial. Ambas as ações estão previstas para o segundo semestre deste ano.  

Segundo a prefeitura, o local definido já está inserido no Plano Diretor aprovado no munícipio, e agora depende da conclusão do processo de aquisição para que as obras sejam iniciadas.  

Em relação a captação de empresas, a Fiemg prepara um evento para atração de investidores, onde ainda será apresentado o potencial de Brumadinho para a instalação de empresas de diversos setores, apontados a partir de um estudo desenvolvido pela instituição. A prefeitura destacou a importância de incentivos voltados aos empresários da cidade, que estão sendo discutidos junto aos órgãos envolvidos.

Reparação Socioeconômica

O projeto do Distrito Industrial é executado com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento das barragens da Vale, ocorrido no município em janeiro de 2019, que provocou a morte de 272 pessoas e gerou danos sociais, econômicos e ambientais. A execução do projeto é uma obrigação da mineradora.  

Dentro desta frente de reparação está reservado R$ 1,5 bilhão para execução de projetos de fortalecimento dos serviços públicos em Brumadinho (Anexo I.4). Até o momento, foram definidos 37 projetos para o município, 14 deles já estão em execução.

O andamento destes projetos é acompanhado pela auditoria socioeconômica da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sob fiscalização dos compromitentes Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). 

 



Últimas