Governo e TRE-MG firmam parceria para fortalecer o programa A Vez Delas

Tribunal Regional Eleitoral vai reservar 25% das vagas terceirizadas para mulheres em situação de vulnerabilidade decorrente de violência doméstica e intrafamiliar

  • ícone de compartilhamento

Sedese / Divulgação

O programa A Vez Delas, elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), deu importante passo para atender mulheres em situação de vulnerabilidade econômica decorrente de violência doméstica e intrafamiliar ao firmar parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mineiro. Nessa segunda-feira (12/6), a secretária de Estado, Elizabeth Jucá, e o presidente do órgão, desembargador Maurício Soares, assinaram um protocolo de intenções em que ficou definido que 25% dos postos de trabalho terceirizados da instituição serão reservados para mulheres que fizerem parte do programa. Elas deverão estar cadastradas no Centro Risoleta Neves de Atendimento (Cerna), além de atender as qualificações profissionais exigidas pelas vagas em aberto no Tribunal.

Para Elizabeth Jucá, a parceria firmada é um dos passos mais importantes desde a criação do A Vez Delas, já que pode servir de exemplo para que outros tribunais e órgãos públicos sigam o caminho do TRE. 

“Esta parceria será um exemplo para outros órgãos fazerem a mesma coisa. A pauta da mulher é muito importante para nós. Hoje, 68% do nosso cadastro de pessoas em vulnerabilidade são de mulheres, e a violência está presente em muitos desses lares. E sabemos os dois fatores principais de as mulheres não romperem esse ciclo da violência: o primeiro é por medo. Podemos dar apoio psicossocial por meio do Cerna, mas isso depende da decisão da própria mulher de nos procurar. O segundo é o empoderamento, ela ter sua própria vida, e isso vamos proporcionar por meio deste programa. Por isso só tenho a agradecer, e tenho certeza de que vamos gerar muitos frutos. O TRE vai ser uma referência, um case que deu certo e que vai trazer outros órgãos”, ressaltou. 

O presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, também falou da importância desse passo e foi direto ao convocar a participação de mais órgãos públicos para fortalecer a luta contra este tipo de violência. 

“Espero que esse pontapé possa servir de incentivo. O protocolo é um passo para a evolução do TRE em relação à política para mulheres. Essa violência é um problema social e de saúde pública que atinge a todos, é uma violação de direitos humanos e de liberdades fundamentais. Não podemos ignorar, temos que ter participação ativa para que possamos corrigir esse desvio da nossa sociedade. Na maioria das vezes essa violência cresce dentro da própria casa, mas pode acontecer no trabalho, na rua, na escola, em qualquer lugar. Por isso cabe às instituições se envolverem e fortalecerem as mulheres de forma que consigam essa independência econômica e assim saiam desse ciclo de violência. Espero que não só o TRE, como outros órgãos públicos façam um movimento mais consistente para que isso seja combatido”, frisou. 

Além da parceria que envolve o protocolo, posteriormente, as equipes técnicas da Sedese-MG e do TRE-MG irão avaliar a possibilidade de alinhar os fluxos de encaminhamento de mulheres para vagas de emprego em outras formas de vulnerabilidade.

A Vez Delas 

É o primeiro banco de empregos virtual de abrangência estadual, uma plataforma que conecta currículos cadastrados de mulheres em situação de violência às vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras. O programa foi criado em 2020 e estimula instituições e negócios a oferecerem vagas de emprego voltadas para o público feminino, criando um banco on-line de oportunidades. Local onde entidades e órgãos que atuam no enfrentamento à violência contra as mulheres poderão cadastrar currículos das atendidas interessadas em ingressar no mercado de trabalho. 

Qualquer empresa e instituição pode se associar ao banco de empregos. Basta acessar o site do Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH) e se cadastrar. O endereço está disponível em https://serdh.mg.gov.br/avezdelas



Últimas