Governo encerra Campanha Maio Amarelo em Minas Gerais

Órgãos estaduais realizaram diversas ações no mês de conscientização sobre a segurança no trânsito 

  • ícone de compartilhamento

Há 10 anos, o Movimento Maio Amarelo coloca em pauta e chama a atenção para um grave problema mundial: o alto número de mortos e feridos no trânsito. 

Para marcar o encerramento do mês de conscientização, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), realizou, nesta quarta-feira (31/5), evento que reuniu representantes de órgãos de trânsito, da segurança pública e da sociedade civil no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), na capital. 

O tema do décimo ano do Movimento Maio Amarelo no Brasil é “No trânsito, escolha a vida”, definido na Resolução 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Ao abordar as escolhas, a campanha educativa visa chamar à reflexão motoristas, pedestres, passageiros e ciclistas para a construção de um ambiente viário mais humano e responsável.

Vice-diretora do Detran-MG, a delegada Andrea Abood disse que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de um milhão de pessoas morrem, por ano, vítimas de imprudência ao volante no mundo. Dos sobreviventes, cerca de 40 milhões vivem com sequelas. Atualmente, o trânsito é a maior causa de morte do planeta e o Brasil figura entre os cinco países com mais mortes no trânsito.

“É um desafio diário trabalhar pela segurança viária. No último ano, para reforçar o compromisso com a segurança no trânsito, Minas Gerais assinou com a Senatran Termo de Compromisso do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que visa reduzir em 50% o total de mortes no trânsito no país nos próximos 10 anos”, afirmou a delegada.

Detran-MG / Divulgação 

Permanência

Representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Lucas Vilas Boas reforçou a importância de manter a consciência do Maio Amarelo durante todo o ano. 

“Esse mês contou com diversas ações de órgãos do Governo de Minas que atuam para promover um trânsito seguro para todos. Apesar de ser o encerramento da campanha, essa ideia deve seguir conosco, porque a segurança no trânsito parte das nossas atitudes, sejamos motoristas, passageiros ou pedestres. E ela impacta a vida de todos. O Maio Amarelo nos lembra que o trânsito mata e que nós precisamos mudar nossa conduta e ter uma atitude de respeito”, destacou.

O encontro também contou com o grupo de teatro da Gerência de Educação para a Mobilidade da BHTrans, que apresentou esquete sobre a importância da gentileza e segurança no trânsito. 

Também houve apresentação musical dos alunos da Escola Estadual Ordem e Progresso. 

Redes sociais

Neste ano, o Detran-MG preparou campanha para redes sociais em que as crianças são personagens principais, trazendo dicas e orientações de trânsito. 

Com a campanha, o Detran-MG reforça a importância dos futuros condutores para auxiliar nessa reflexão e despertar nos adultos comportamentos mais responsáveis e seguros nas vias. 



Últimas