Governo realiza visita técnica ao metrô de Salvador

Objetivo é preparar equipe que vai assumir a gestão do contrato de concessão do metrô de BH

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Crédito: Seinfra/ Divulgação

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), realizou visita técnica ao metrô de Salvador, na Bahia, para conhecer a operação do sistema metroviário da cidade, que liga a capital baiana à cidade de Lauro de Freitas.

O Metrô Bahia é fruto de Parceria Público-Privada (PPP), assinada em 2013, entre o governo baiano, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e o grupo CCR, responsável pela construção, manutenção e operação do sistema.
A visita, efetuada pelo subsecretário de Estado de Transportes e Mobilidade da Seinfra, Gabriel Fajardo e a superintendente de Transporte Ferroviário, Vânia Cardoso, faz parte do processo de preparação do Governo de Minas para assumir a gestão do contrato de concessão do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Metrô-BH).
Durante a visita, o subsecretário conheceu parte da operação do sistema metroviário de Salvador, que atualmente conta com duas linhas, com 42 quilômetros de extensão, 20 estações e 40 trens.

Outras visitas, aos sistemas de transporte de São Paulo (SP) e Vitória (ES), já estão agendas e fazem parte do processo de preparação do Governo de Minas.

Concessão
O leilão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) será realizado em 22/12, na B3, em São Paulo, e a empresa vencedora ficará responsável por gerir, operar e manter a rede metroviária, com a revitalização da Linha 1 e a criação da Linha 2.

A previsão é a de que as novas estações comecem a ser inauguradas a partir do quarto ano da concessão, e que todas estejam operacionais no sexto ano. Ao todo, o investimento projetado é de R$ 3,7 bilhões, ao longo de 30 anos do contrato de concessão.

Serão destinados R$ 3,2 bilhões de aportes públicos para o metrô de Belo Horizonte, dos quais R$ 2,8 bilhões originários do governo federal e cerca de R$ 440 milhões do Governo de Minas, provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.
A empresa vencedora do leilão deve iniciar os investimentos no primeiro semestre de 2023.
Metroviários

Uma das garantias do edital é um ano de estabilidade aos metroviários da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), que devem ser absorvidos posteriormente. Eles terão a opção de adquirir até 10% da nova empresa que assumirá o metrô.

Recursos

O investimento no metrô de BH será possível a partir do aporte de mais de R$ 400 milhões da parte do Governo de Minas, viabilizados com recursos que integram o Termo de Reparação de Brumadinho. O acordo judicial visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.



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