Governo repassa R$ 3 milhões para conclusão das obras no Parque Estadual do Pico do Itambé

Além do pico que dá nome ao local, unidade de conservação abriga várias nascentes e divide as bacias do Jequitinhonha e Doce

  • ícone de compartilhamento

Divulgação / IEF

Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), repassou R$ 3.235.981,46 para a continuidade das obras de adequação e estruturação do Parque Estadual do Pico do Itambé, localizado nos municípios de Santo Antônio do Itambé, Serro e Serra Azul de Minas, na região Central do estado.

Em 2017, a Fazenda São João teve sua reforma iniciada. Porém, em 2018, os trabalhos foram paralisados. Então, em dezembro de 2021, o Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), ligado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), aprovou o repasse de recursos para a continuidade das obras. As reformas devem ser reiniciadas ainda a partir do ano corrente.

“O recurso será suficiente para concluir a obra na Fazenda São João visando aproveitamento das estruturas como área administrativa da unidade de conservação, de manutenção, alojamento de pesquisador, espaço de educação ambiental, residência institucional para a gerente da unidade de conservação, entre outros”, afirma a diretora-geral do IEF, Maria Amélia Lins.

No último domingo (13/3), foi realizada uma solenidade na Fazenda São João, onde funciona a sede do parque, para simbolizar o repasse da quantia. Também participaram a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo; o secretário de Estado de Governo, Igor Eto; além dos prefeitos das cidades do entorno da unidade de conservação e da gerente do espaço, Silvia Duarte.

Futuros investimentos

“É um espaço muito importante para o parque e para a comunidade, porque recebemos estudantes, pesquisadores, parceiros, universidades, fazemos aulas de educação ambiental para a comunidade aqui do entorno. É uma fazenda que abraça todas essas questões”, destaca a gerente do parque.

O Parque Estadual do Pico do Itambé integra o Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc). A licitação está prevista para acontecer no início de 2023, em lote conjunto com os parques estaduais do Rio Preto e Biribiri, na mesma região do Alto Jequitinhonha.

Os estudos estão sendo conduzidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, nesse contexto, o futuro parceiro privado seria o responsável por investir no centro de visitantes, área de camping e outras melhorias com foco no uso público.

Fazenda São João

Em meados de 2006, o IEF adquiriu a Fazenda São João, que teve parte da estrutura aproveitada como sede da unidade de conservação. Já o restante da propriedade foi dividido em glebas para reassentamento das famílias que residiam no parque.

O Parque Estadual do Pico do Itambé é o único em Minas Gerais em que foi realizado o reassentamento de famílias tradicionais, possibilitando a regularização fundiária de 100% da área.



Últimas