Grupo de Trabalho de Combate a Incêndios Florestais alinha ações para o período de seca

Ao longo de todo o dia, forças de segurança e demais instituições estarão reunidas em Belo Horizonte para discutir estratégias conjuntas de prevenção aos incêndios florestais 

  • ícone de compartilhamento

Representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Polícias Militar e Civil, Instituto Estadual de Florestas, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Inteligência e Atuação Integrada, estão reunidos nesta quinta-feira (30/3), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O objetivo da reunião é discutir estratégias conjuntas de prevenção aos incêndios florestais na Região Metropolitana e em todo o estado. 

Sejusp / Divulgação

O superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, explica que é preciso investigar as causas dos incêndios florestais, pois muitas vezes eles são criminosos e os responsáveis têm que ser identificados e punidos. “As atividades deste Grupo de Trabalho começaram ainda no período de chuvas, mirando o período de seca, no qual a incidência de incêndios é mais comum. Os representantes de cada instituição apresentam suas ideias, propostas e a forma como cada uma trabalha, para que possamos traçar um plano de integração adequado”, detalha o superintendente. 

A proposta do Grupo de Trabalho para Investigação de Incêndios Florestais surgiu em uma das reuniões da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp), a partir de provocações feitas pelo Corpo de Bombeiros Militar. 

A Integração e Gestão de Segurança Pública (Igesp) é um modelo de organização de gestão do trabalho policial, desenvolvido pela Sejusp, o qual reúne ações e informações para obtenção de resultados em segurança pública. O objetivo é aumentar a eficiência da prevenção e do combate ao crime, conjugando as práticas implementadas por diferentes órgãos de segurança. 

 



Últimas