Grupo de trabalho do Programa Jovem de Futuro recebe capacitação em BH

Cerca de 400 diretores, de 20 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), participam das formações entre os dias 30/5 e 1/6

A Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) promove, nesta semana, nova rodada de formação de diretores de escolas da Rede que implementam a estratégia Jovem de Futuro. A capacitação, em parceria com o Instituto Unibanco, está sendo feita com a participação de 400 diretores de 20 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), em Belo Horizonte.

O objetivo é fortalecer competências de gestão escolar e educacional, em busca da melhoria da qualidade do ensino e da diminuição da evasão escolar. Durante o evento, os gestores escolares são convidados a conhecer os conceitos do Circuito de Gestão Mineiro, ciclo ao longo do qual a escola planeja, executa, avalia e corrige as ações necessárias à aprendizagem envolvendo toda a comunidade escolar.

Assim, o gestor irá refletir sobre práticas cotidianas, compartilhar experiências e aprender com seus pares em atividades que mesclam estudo, reflexão e simulações baseadas em situações comuns do cotidiano escolar. A metodologia utilizada prevê o protagonismo dos gestores escolares, com momentos dedicados à troca entre pares e exercícios que apoiarão na apropriação dos conceitos.

A capacitação em Belo Horizonte contempla as SREs Araçuaí, Campo Belo, Carangola, Caxambu, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Juiz de Fora, Metropolitana A, Metropolitana B, Metropolitana C, Muriaé, Patos de Minas, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São João Del Rei, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Unaí e Varginha.

"Esse projeto nos ajuda a formatar o que executamos nas escolas. Nessa troca de experiências a gente consegue pensar coisas diferentes e novas. Sinceramente, isso traz para a gente uma sensação de rebobinar, reorganizar as ideias. A gente volta muito animado", destaca Wellington Alexander Rosa, diretor da Escola Estadual Prefeito Aristeu Eduardo Moreira, de Taquaraçu de Minas.

Cristiano Oliveira de Sousa, diretor da Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro, em Guaxupé, afirma que o Jovem de Futuro é uma ferramenta que ajuda os gestores a planejar as estratégias de ação ao longo do ano e ressalta o impacto dessas trocas de experiências. “A gente percebe que está todo mundo passando pelos mesmos desafios e trocamos soluções com os outros gestores. Acho que o Jovem de Futuro é uma ferramenta de gestão excelente para nos ajudar a perceber os problemas e saber como agir para resolvê-los”, pontua o gestor escolar.

Marcaram presença no evento o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga; o superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques; a superintendente de políticas pedagógica da SEE-MG, Graziela Santos Trindade; e o coordenador de Gestão Educacional da SEE-MG, Bruno Rozenberg. “Esse é um espaço muito importante de troca entre as escolas, para que elas possam compartilhar soluções e desafios que vêm vivenciando na prática. Bem como um aprofundamento dos conceitos do Circuito de Gestão do Jovem de Futuro na rede”, afirma Bruno.

Jovem de Futuro

O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional certificada pelo MEC, implementada em parceria com secretarias estaduais de educação de diferentes regiões do Brasil. O programa tem como base a premissa de que a gestão é condição essencial para a garantia do direito a uma educação pública de qualidade para todas e todos.

A parceria com a SEE-MG existe desde 2019. O acordo de cooperação tem por fim possibilitar a implementação e o desenvolvimento pelo Estado da Estratégia de Gestão para o Avanço Contínuo, para ampliar capacidades e competências institucionais, coletivas e individuais no campo da gestão escolar e educacional para melhorar a qualidade do Ensino Médio Regular nas escolas públicas do Estado de Minas Gerais.

Também tem o objetivo de contribuir para o resultado a ser alcançado pelo Estado na diminuição dos índices de evasão escolar, por meio de apoio técnico pedagógico às unidades escolares, às unidades regionais e à unidade central, observando os princípios constantes da Constituição da República e das leis específicas.