Hemominas faz campanha de cadastro de doadores de medula óssea em JF

Cadastro de candidatos à doação objetiva integrar Registro Nacional e atender a maior número de pacientes

Nesta segunda e terça-feira (13 e 14/12), o Hemocentro Regional de Juiz de Fora realizará campanha de cadastro de candidatos à doação de medula óssea.

A ação ocorre em parceria com a prefeitura da cidade em dois locais diferentes. No dia 13/12, das 8h às 12h, será feito o cadastro dos servidores municipais no prédio da rede ferroviária, localizado a Avenida Brasil. Já no dia 14/12, das 8h às 12h, o cadastro será na Câmara de Vereadores e estará aberto para toda a população.

A ação faz parte da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, realizada de 14 a 21/12. O objetivo campanha é conscientizar a população sobre a importância da doação de medula óssea, o que aumenta o número de candidatos à doação no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Quanto maior o número de cadastrados, maiores são as chances de um doador compatível para um paciente que precisa fazer transplante.

Ao se cadastrar, após informar dados pessoais e de contato, o candidato colhe uma amostra de 5ml de sangue para o HLA, exame que identifica as características genéticas do voluntário e, em caso de compatibilidade, o mesmo é contactado para exames mais detalhados que podem confirmar a condição. É a partir desse processo que o candidato torna-se doador de medula óssea.

Critérios

Para fazer o cadastro como candidato a doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 35 anos, não ter nenhuma doença transmissível pelo sangue, não ter sido submetido a tratamentos como quimioterapia ou radioterapia, não ter doenças infectocontagiosas como hepatite B ou C, entre outras.

Para orientar e esclarecer dúvidas recorrentes sobre o processo e a doação efetiva de medula haverá uma pessoa do hemocentro encarregada de esclarecer os interessados. É importante apresentar CPF e documento de identidade original com foto para fazer o cadastro. Não é necessário estar em jejum.

Os organizadores reforçam que participar da campanha é contribuir para ampliar o número de candidatos a doadores de medula óssea, gesto solidário e esperança para muitos pacientes que esperam por um doador compatível.