Hospital do Ipsemg apresenta melhorias para segurança e atendimento aos beneficiários

Acessos foram instalados nas salas de procedimento de endoscopia e leitos de recuperação

  • ícone de compartilhamento

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), recebeu novos pontos de gases medicinais e de vácuo no serviço de endoscopia da unidade. As novidades garantem mais segurança, conforto e eficiência na assistência à saúde do beneficiário.

Antes da contratação do serviço, a disponibilização tanto do vácuo quanto do ar comprimido e do oxigênio era feita por meio de balas ou compressores portáteis. Com a instalação, foram centralizadas em um mesmo ponto a rede de vácuo, a central de ar comprimido e a central de oxigênio. Chama-se de ponto o acesso que disponibiliza para o paciente todos esses gases, sendo de responsabilidade da equipe clínica o procedimento.

“O ganho com a instalação de novos pontos de gases, de ar comprimido e de vácuo tem a ver mesmo com a qualidade do serviço prestado, a qualidade de alternativas clínicas diante de uma emergência e questões sanitárias”, explica o coordenador do Departamento de Manutenção Predial (Demanp) do HGIP, Paulo Cesar Lopes.

A instalação foi feita nas três salas em que o procedimento é realizado e nos leitos da recuperação pós-anestésica. Além desses, na sala de higienização de materiais foram instalados pontos de ar comprimido que servem para desobstruir instrumentos e canaletas, pois quando houver alguma sujidade que esteja dentro de algum instrumento utilizado na endoscopia a pressão do ar comprimido ajuda na higienização.

A ação foi realizada pela Diretoria de Saúde (Disa) da unidade própria do Ipsemg, por meio do Departamento de Manutenção Predial (Demanp) e da contratação da Ox-genium, empresa responsável pelo serviço.

Endoscopia

A endoscopia é um exame para o diagnóstico de diversas doenças. Por meio dele é possível identificar problemas como inflamações (esofagite, gastrite, colite), tumores e focos de sangramento, entre outros. O exame analisa a mucosa do sistema digestivo por meio de um tubo flexível (chamado de endoscópio) que tem na ponta um chip responsável por capturar todas as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.

Apesar de ser considerado um exame simples a endoscopia necessita de adequada estrutura e aporte clínico ao paciente de acordo com as normas técnicas de segurança. Com a instalação dos pontos de gases e vácuo, cada equipe pode prestar assistência ao beneficiário de acordo com a sua necessidade, de forma segura e que atende padrões impostos pela vigilância sanitária.



Últimas