Hospital do Ipsemg é reconhecido por segurança do paciente

Pelo sexto ano consecutivo, centro de saúde fica posicionado entre as melhores instituições de ranking nacional

  • ícone de compartilhamento

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), foi reconhecido nacionalmente como Serviço de Alta Conformidade de Adesão às Boas Práticas de Segurança do Paciente, pela Vigilância Sanitária (Visa) estadual. É o sexto ano consecutivo que o hospital se mantém no ranking, recebendo a nota de 85,71% para o ano de 2021.

Esse resultado é reflexo do compromisso das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (Nusp), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e todos os demais colaboradores do hospital. No total, 21 itens foram avaliados entre protocolos e práticas de prevenção, conformidade, monitoramento e regularidade.

“A cada ano, o processo de avaliação torna-se mais criterioso, acrescido de novas solicitações como treinamentos, indicadores, novos protocolos ou recomendações, o que aumenta nosso desafio em atingir maior percentual de conformidade e, simultaneamente, não ser excluído da lista da alta conformidade” explica a enfermeira do Nusp/HGIP, Sarah Buzato de Souza Motta.

Processo de avaliação

Na avaliação, de acordo com a conformidade dos indicadores de estrutura e processo avaliados, a instituição é classificada em um dos seguintes grupos: alta conformidade (67 - 100%), média conformidade (34 – 66%) ou baixa conformidade (0 – 33%).

A Anvisa não divulga as notas das classificações (primeiro ao último lugar) dos hospitais. Cada hospital recebe sua nota individualmente por meio da Visa, via e-mail. A Anvisa divulga uma lista nacional somente dos nomes dos hospitais que alcançaram alta conformidade em Segurança do Paciente.

A avaliação é sempre retroativa, ou seja, a solicitação de protocolos e documentos comprobatórios das ações diz respeito às atividades desenvolvidas no ano anterior. “Dessa forma, todos buscam ficar o tempo todo atentos ao desenvolvimento das ações de segurança, orientando a equipe de saúde para o cumprimento dos protocolos de segurança de paciente e para novas necessidades de atualização desses documentos”,  completa Sarah Buzato.

Nusp/ HGIP

A equipe do Nusp é composta por Márcia Cristina de Abreu Couto, enfermeira e coordenadora; Sarah Buzato de Souza Motta, enfermeira; Cristina Marques Capellini, farmacêutica; Paula Perdigão de Paula, médica; e Shirley Cristina de Faria Maciel Rosa, enfermeira; todas com especialização Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente certificadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Receber esse reconhecimento é gratificante pois simboliza a seriedade do nosso trabalho e esforço em buscar mais qualidade e segurança na assistência à saúde dos beneficiários. A cada resultado alcançado, cresce nosso desejo de atingir a meta de 100% de conformidades e acreditamos que estamos no caminho certo”, expõe Sarah Buzato.



Últimas