Hospital do Ipsemg implementa boas práticas que impactam em uma assistência mais eficiente 

Ações como a ferramenta Huddle e a Sala de Alta proporcionam celeridade nos atendimentos e otimização dos custos 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Utilizando a ferramenta esportiva para definição de estratégias – o Huddle, a equipe do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerias (Ipsemg) tem atuado no gerenciamento e na busca de soluções para problemas pontuais de forma organizada e ágil, em prol de uma assistência à saúde qualificada e eficiente ao beneficiário. 

“A aplicação dessas ferramentas tem auxiliado no aperfeiçoamento dos procedimentos sistêmicos, protocolos, otimização de recursos, celeridade na adoção de condutas e em melhorias nas áreas meio como manutenção dos espaços, limpeza dos ambientes e logística de equipamentos, mas, principalmente, no acolhimento ao paciente” destaca a chefe do Departamento de Enfermagem e Multiprofissional, Ana Paula Renault da Silva. 

Huddle diário 

Durante o Huddle, no esporte, o time se reúne geralmente em um círculo apertado, para formular estratégias, motivar ou comemorar uma jogada. 

No HGIP, o encontro acontece com representantes do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e profissionais das diversas categorias da assistência, diariamente, em um ou dois momentos - às 9h e às 15h. Nesse momento a equipe discute o funcionamento do Hospital diante da demanda atual e da capacidade de atendimento naquele momento. Internamente a ferramenta também é aplicada nas unidades. 

A enfermeira do NIR, Priscila Maria Silva, explica que ao passar um checklist com os participantes é possível visualizar os possíveis gargalos e mobilizar ações para minimizá-los. “Juntos, nós temos qualidade da informação, pois o profissional traz o cenário real da situação no local e, cientes da demanda, podemos atuar com agilidade para solucionar tais pendências” esclarece Priscila. 

Sala de Alta 

Outra medida que tem impactado na qualidade da assistência aos beneficiários e, também, nos indicadores do HGIP, é a Sala de Alta, que acontece atualmente no 3º, 4º e 5 º andar do hospital.  

O espaço é destinado para que o paciente aguarde pelos ajustes finais da liberação da unidade como uma marcação de consulta, impressão de um atestado médico e a chegada do transporte de um familiar. Isso permite que outros pacientes ocupem mais rapidamente o leito disponibilizado. 

Os projetos associados às melhorias implementadas no fluxo de alta, propiciaram resultados positivos importantes.  No mês de agosto, por exemplo, foram realizadas 939 internações no Hospital, dessas 861 foram realizadas no período diurno, enquanto 78 foram realizadas no noturno. 

“O Huddle e sala de alta trouxeram muitos benefícios. Dentre eles, a redução no tempo de internação e a gestão de leitos no hospital. Além disso, o fomento da troca de informação e aprendizado entre as equipes que participam deste trabalho” destaca Ana Paula Renault. 

Hospital Governador Israel Pinheiro 

O Hospital Governador Israel Pinheiro fica localizado na região hospitalar de Belo Horizonte e possui 51 anos de fundação. 

O espaço proporciona aos beneficiários do Ipsemg atendimento de média e alta complexidade, como: urgência e emergência, cirurgias e internação em várias especialidades, maternidade, Centro de Terapias Intensivas (CTIs) Adulto, NeoNatal e Pediátrico, Unidades de Hemodinâmica, Hemodiálise e Quimioterapia, além de exames clínicos e de imagem. 

O estabelecimento possui equipes de profissionais qualificados, com formação técnico-científica, com várias publicações, e centro de formação de especialidades em diversas áreas da Medicina e estágio supervisionado. O HGIP conta ainda com educação continuada para o corpo de Enfermagem, o que faz da instituição uma referência para assistência à saúde do servidor público de Minas Gerais e seus familiares. 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições. 



Últimas