Hospital Júlia Kubitschek capta seis córneas para doação
Procedimento realizado na unidade contribui para a redução da fila de espera por transplante em Minas Gerais
O Hospital Júlia Kubitschek (HJK), que integra o Complexo de Especialidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), acaba de realizar a captação de três pares de córneas destinadas a transplantes. A iniciativa é resultado da intensificação das suas ações no processo de doação de tecidos oculares e da parceria com o Banco de Tecido Ocular do Hospital João XXIII e o MG Transplantes, com o objetivo de reduzir a fila de espera no estado.

A atuação estratégica da equipe Hospitalar de Doação para Transplante (e-DOT) da unidade foi determinante para o sucesso do processo. “A e-DOT do Júlia está, atualmente, estabelecendo fluxos e protocolos de atuação da equipe assistencial frente ao paciente com potencial para doação de córneas. Esse trabalho garante que cada oportunidade de doação seja conduzida com o máximo de eficiência, respeito e humanidade”, explica a gerente de Enfermagem e Equipe Multidisciplinar do complexo, Letycia Braga.
Ela afirma ainda que os profissionais estão participando frequentemente de cursos de capacitação, aprimorando seus conhecimentos para proporcionar um cuidado digno aos pacientes e seus familiares, inclusive nos momentos de maior vulnerabilidade.
“Nenhum protocolo é mais vital do que o de garantir que a decisão de doar possa restaurar futuros, transformando a dor em um ato de generosidade e esperança para outra vida. Vejo o poder da nossa equipe em momentos críticos. Acolher a família e facilitar a doação é o ápice da nossa assistência humanizada, é transformar a finitude em infinito”, ressalta a gerente.
A enfermeira e coordenadora da e-DOT/HJK, Vanessa Torres Dias, celebrou os resultados. "As captações de córneas realizadas são reflexo do compromisso da nossa equipe com as diversas pessoas que aguardam transplante. Continuamos avançando, para que o Júlia Kubitschek seja um farol de esperança no processo de doação".