Hub Conecta Produtos Florestais promove rodadas de negócios entre empresas mineiras e startups

Edição conectou indústrias de celulose, papel, siderurgia e carvão vegetal, entre outras, com empresas embrionárias e soluções inovadoras

  • ícone de compartilhamento

Seapa / Divulgação

O Governo de Minas, por meio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede), promoveu o primeiro Hub Conecta Produtos Florestais. O evento, on-line e restrito aos participantes inscritos, contou com a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do NovoAgro Ventures e da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif). 

Esta edição do Hub Conecta teve como objetivo conectar as indústrias de celulose, papel, siderurgia e carvão vegetal, dentre outras, com startups capazes de oferecer soluções inovadoras para desafios desses segmentos mineiros e, assim, torná-los mais competitivos, dentro e fora do país. Desta vez, 20 startups realizaram rodadas de negócios com a Arcelor Mittal, a Aperam, a Gerdau, a Metalsider, a Norflor, a Vallourec e a Suzano.  

Para o superintendente de inovação tecnológica da Sede, Pedro Emboava Vaz, os esforços do Governo do Estado, por meio do Hub MG, têm o propósito de impulsionar as empresas atuantes em Minas.

“A gente sempre tenta trabalhar junto com o setor produtivo para que ele possa se tornar cada vez mais eficiente e cresça. A gente sabe que emprego e renda, de fato, fazem a nossa economia girar, geram bem-estar social e proporcionam ao próprio estado condições de prestar outros serviços à população”, afirma. 

Setor em Minas

Durante a abertura do evento, o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, ressaltou a relevância econômica do setor para o estado. “Por meio de parceria realizada entre a Seapa e a Faemg, a Fundação João Pinheiro tem realizado cálculos, a partir do PIB, e demonstrado a importância do agronegócio na economia de Minas. Nos registros, 20,2% do PIB mineiro vem do agro e o segmento florestal responde por expressivos 11,2% do PIB do agronegócio”, enfatiza.  

Minas Gerais possui a maior área de floresta plantada no Brasil. Conforme dados da Indústria Brasileira de Árvores (2020), a extensão do plantio de eucalipto e pinus no estado, tendo como referência o ano-base de 2019, era superior a 1,956 milhão de hectares. A indústria florestal é também relevante na pauta exportadora estadual, ocupando a quinta posição no ranking de exportações do agronegócio mineiro, em 2021, com valor embarcado de US$ 734,5 milhões. E a receita correspondente ao acumulado de janeiro a março de 2022 já supera os US$ 110 milhões.  

Desafios 

Alguns dos gargalos apresentados pelo setor, no entanto, estão ligados à mecanização do plantio e da colheita das árvores, à necessidade do cruzamento de diversas variáveis para a tomada de decisões e ao monitoramento das florestas. Para esses desafios, as startups selecionadas pelo programa Hub MG apresentaram suas propostas de negócios.  

A presidente-executiva da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif) recorda que os desafios não são novidade. “A gente vem nessa toada há décadas e, cada vez mais, o cinto está apertando. Agora, além de ter que produzir mais com menos, ainda temos que comprovar as nossas boas práticas, nos sentidos ambiental, social e governança. Não é apenas falar que somos sustentáveis, que a sustentabilidade faz parte do nosso negócio, nós precisamos evidenciar”, explica. 

A ArcelorMittal enviou um representante de inovação e outros cinco da área de bioflorestas. “Nós lançamos alguns desafios, conhecemos cinco startups, foram conexões bem interessantes, legais para abrir a nossa mente, e estamos enxergando potencial em, pelo menos, duas delas”, comenta o analista de Inovação da ArcelorMittal, João Pedro Azevedo. 

O consultor de inovação aberta da Suzano, Murilo Giacomassi de Morais, também fez uma análise parecida dos resultados do Hub Conecta Produtos Florestais. "Todas as startups estavam em um nível altíssimo e conectadas com o nosso desafio. Conseguimos dar match com mais da metade delas. Se não sair bons negócios, pelo menos a conexão será válida para um futuro", relata.   

Hub Day 

Anteriormente, durante o último mês de março, foi realizado o Hub Day Produtos Florestais, em formato virtual. O encontro teve como propósito sensibilizar lideranças empresariais do segmento sobre a importância da inovação tecnológica, apresentando casos de sucesso de empresários que apostaram na tecnologia para aumentar a produtividade e mitigar problemas em seus negócios. 

As discussões de terça-feira (19/4) estão disponíveis no canal da Seapa no Youtube.  



Últimas