Idene instala sistema de abastecimento de água em comunidade de Setubinha, no Norte de Minas
Benefício alcança cerca de 200 pessoas na comunidade da Gangorra
O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) inaugurou, em janeiro deste ano, um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) em Setubinha, município do Vale do Mucuri. O novo sistema vai atender a 60 famílias, ou cerca de 200 pessoas moradoras da comunidade da Gangorra, que até então não contavam com um sistema de água potável na localidade. Com o novo sistema as famílias terão acesso à água de qualidade, um direito básico que transforma vidas e impulsiona o desenvolvimento local.
O controlador interno do município de Setubinha, Thiago Antônio Marques Nedir, ressalta a inauguração do SSAA como o atendimento a um direito básico da população local, representado pelo acesso à agua potável e de qualidade. “Esse novo sistema de abastecimento traz dignidade para as famílias atendidas, que agora têm água de qualidade para o uso doméstico e para a produção rural”, diz. Na localidade, as famílias de agricultores familiares cultivam milho, feijão e hortaliças, além da criação de bovinos, suínos e aves.
De acordo com Thiago Nedir, até então as famílias utilizavam a água do córrego Gangorra, que passa pela comunidade, e que nem sempre é de boa qualidade. Algumas famílias têm a própria cisterna e outras contavam com a coleta pluvial, com a água da chuva armazenada em caixas d’água. Com o SSAA a água do poço artesiano é bombeada para um chafariz onde pode ser coletada pelos moradores. De acordo com Nedir, a prefeitura vai agora providenciar o encanamento para levar a água até as residências.
Energia limpa e renovável
O SSAA é um sistema composto por poço tubular profundo, rede adutora, reservatório, chafariz e sistema de cloração. Para operar de forma autônoma e sustentável, o poço desta comunidade foi equipado com um kit de energia fotovoltaica, proveniente de outro programa específico do Idene, voltado à energização de poços em comunidades rurais não atendidas pelas concessionárias convencionais. A solução solar garante o bombeamento da água sem custos com energia elétrica, além de ser limpa, renovável e ambientalmente adequada.
Para o diretor-geral do Idene, Henrique Oliveira Carvalho, a entrega do sistema na comunidade da Gangorra reforça o acesso à água limpa como um direito humano fundamental, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como essencial para uma vida digna. “É gratificante ver como a implantação desse sistema de abastecimento tem a força para modificar a realidade e melhorar a vida das pessoas”, disse. Ele ressalta o valor da água não só para a sobrevivência digna da população, mas como fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da região