Iepha abre cadastro de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais 2021

Formulário pode ser preenchido até 6/12 no site do Instituto

  • ícone de compartilhamento

Já está disponível no site do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) o cadastro de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais 2021. O Iepha, em parceria com os municípios, divulga um guia on-line de visitação, apresentando os presépios que são montados nas casas e nos espaços públicos. 

Eugênio José dos Santos

Neste ano, além do roteiro de visitação, o Iepha-MG apresenta como novidade a disponibilização de práticas de mediação para serem realizadas com os visitantes dos presépios e lapinhas.

A lista de roteiros mediados é uma ação educativa e que objetiva promover os detentores como mediadores dos saberes que tornam a tradição um patrimônio cultural vivo do povo mineiro. A ideia é enriquecer a experiência do público durante as visitas na interação com os fazedores. 

A iniciativa, que chega à sexta edição, é uma ação de salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas desde 2017 como patrimônio cultural de natureza imaterial de Minas Gerais. 

Os presépios cadastrados poderão ser acompanhados virtualmente por meio de fotos divulgadas no site e nas redes sociais do Instituto. Para participar do roteiro de visitação, os municípios devem preencher o formulário até o dia 6 de dezembro no site do Iepha. Os municípios que cadastrarem seus presépios serão pontuados no Programa ICMS Patrimônio Cultural. 

A ação entra de forma especial na programação dos 50 anos do Iepha e conta com a participação dos municípios mineiros na divulgação, como reforça o diretor de  Promoção do Instituto, Luis Mundim. “É muito importante que os municípios divulguem seus presépios também nas redes sociais usando as hashtags #presepioselapinhasiepha #iephamg50anos”, destaca Mundim.  

Tradição e celebração

Tradicionalmente, os presépios recebem visitas até 6/1, data em que se comemora o dia de Santos Reis. As folias se tornaram uma tradição expressiva no Brasil e, especialmente em Minas Gerais, estado em que a celebração encontrou terreno fértil, fincando raízes em todo o estado, e se perpetuando ao longo dos séculos. O Iepha-MG mapeou, com a ajuda das prefeituras municipais, mais de 1,8 mil grupos em atividade no estado.

Serviço

Cadastro de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais 2021

Data: até 6/12 (segunda-feira) 

Inscrições: www.iepha.mg.gov.br 

 



Últimas