IMA realiza visita técnica em Santa Catarina

Objetivo foi conhecer o sistema de rastreabilidade bovina adotado pelo órgão de defesa agropecuária do estado

  • ícone de compartilhamento

IMA / Divulgação

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizou neste mês visita técnica no estado de Santa Catarina. O objetivo foi conhecer o sistema de rastreabilidade bovina que permite a identificação individual dos animais desde o nascimento até o abate, registrando todas as ocorrências relevantes ao longo da vida do animal.

Por Minas Gerais, estiveram presentes representantes do IMA, Faemg e delegacia da Polícia Civil de Minas Gerais especializada em investigação e repressão a crimes rurais.

De acordo com a médica veterinária e coordenadora do Núcleo de Inovação e Modernização do IMA, Mariana Brancaglion, do ponto de vista de controle de doenças, a rastreabilidade bovina permite e identificação precoce de todos os animais que tiveram contato com o que apresenta enfermidade, conferindo a execução de ações mais efetivas e ágeis no controle da disseminação dos patógenos. “Outro ponto é que dá mais transparência e controle ao manejo sanitário, permitindo a conferência de vacinas e exames de um animal, ao invés de um rebanho”, explica.

Os servidores também tiveram oportunidade de discutir sobre rastreabilidade bovina com profissionais do México, presentes na missão. Os mexicanos relataram o processo de implantação do sistema de rastreabilidade no país, mostrando gargalos enfrentados e o modelo de sistema adotado.

Já o Icasa, entidade que apoia as ações de defesa agropecuária de entidades públicas e privadas em Santa Catarina, fez uma apresentação sobre a forma como foi constituído o sistema de rastreabilidade naquele estado, e a maneira como eles trabalham.

Brancaglion informa que o IMA elabora diretrizes para uma futura implementação do modelo de rastreabilidade bovina em Minas. “A visita foi para conhecimento do sistema de rastreabilidade em Santa Catarina. Ainda temos que levantar as nossas necessidades para implantação de um sistema viável, tanto operacional quanto economicamente”, planeja.



Últimas