Inscrições para vagas de diretor e vice-diretor de três escolas estaduais continuam abertas até 16/1

Divulgação da listagem preliminar do processo seletivo será no dia 18/1

  • ícone de compartilhamento

Até o próximo domingo (16/1), continuam abertas as inscrições para as vagas de diretor e vice-diretor de três escolas estaduais que participam do projeto Somar em Minas: Coronel Adelino Branco, em Sabará, e Maria Andrade Resende e Francisco Menezes Filho, ambas em Belo Horizonte.

O projeto Somar, da Secretaria de Estado de Educação de Minas (SEE), busca  a melhoria da qualidade do ensino a partir da implantação de um modelo de gestão compartilhada com uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

A Associação do Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Ceteb) foi selecionada em processo de chamamento público e é parceira da SEE na iniciativa. A organização, juntamente com as Superintendências Regionais de Ensino, participará do processo de seleção dos gestores para as três escolas-piloto do projeto.

Poderão se inscrever Professor de Educação Básica (PEB) ou Especialista em Educação Básica (EEB), detentor de cargo efetivo. Também é necessário estar em atividade e comprovar tempo de exercício por, no mínimo, dois anos, ininterruptos ou não, computados nos últimos cinco anos anteriores à data da inscrição, no cargo de PEB ou EEB na rede estadual.

Além disso, no caso de candidato ao cargo de diretor de escola, é necessário possuir Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual vigente na data de inscrição. As exigências para ambos os cargos seguem os mesmos parâmetros das demais escolas da rede estadual, conforme Resolução SEE Nº 4.127/2019.

Os candidatos deverão realizar a inscrição por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição, exclusivamente pelo endereço https://forms.gle/1zpaDdKwPHMArTvw6. Cada candidato poderá se inscrever em apenas uma escola do projeto Somar.

Para o posto de diretor, a carga horária é de 40 horas semanais a ser exercido em regime de dedicação exclusiva. Já para a função de vice-diretor de escola, a carga horária é de 30 horas semanais. Ainda para a função de vice-diretor, serão duas vagas por escola, sendo uma vaga para a função administrativa e uma para a pedagógica. O processo seletivo será realizado em três fases: inscrição, análise curricular e entrevista.

Clique aqui para acessar o edital

Escolas

De acordo com o edital, se não houver candidatos inscritos para o processo caberá ao diretor da Superintendência Regional de Ensino (SRE) e ao presidente da Ceteb indicar servidor de escola estadual efetivo do município da circunscrição da regional.

Os diretores de escola nomeados e os vice-diretores de escola designados permanecerão em exercício, respectivamente, no cargo e na função, pelo período de três anos consecutivos, podendo ser reconduzidos consecutivamente, uma única vez por igual período, mediante indicação em novo processo de seleção.

 Recursos

A divulgação da listagem preliminar do processo seletivo será no dia 18/1, por meio dos sites das Superintendências Regionais de Ensino Metropolitanas A e C. Já a interposição de recursos em relação à listagem preliminar poderá ser feita entre os dias 18 e 19/1, pelo e-mail projetosomar@educacao.mg.gov.br.

Projeto Somar

A escola que será gerida em parceria com uma OSC segue sendo pública e gratuita. O imóvel continua a ser propriedade do Estado de Minas Gerais e todos os bens adquiridos ao longo da parceria incorporam-se ao patrimônio do Estado. Ou seja, a escola que atualmente é pública, permanece pública. 

 



Últimas