Inscrições prorrogadas para Mestrado em Biotecnologia da Funed

Curso já está na quarta turma, é gratuito e dispõe de 15 vagas para profissionais com nível superior completo

  • ícone de compartilhamento

Funed / Divulgação

Foram prorrogadas até 15/2/2023 as inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia da Fundação Ezequiel Dias (Funed). As turmas terão início em abril e os interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever pessoalmente ou pelos Correios, no endereço especificado no edital, disponível no site.

O curso faz parte do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia – PPGBiotec Funed, que recebeu, em setembro de 2022, o resultado da avaliação do Sistema Nacional de Pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Essa atividade, de acordo com o órgão, é essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país.

De acordo com a comissão avaliadora, a análise dos dados e dos indicadores mostram claramente que o PPGBiotec Funed pode se consolidar rapidamente, pois, apesar de ser novo, já demonstra um perfil tecnológico relevante na área, o que o levou a receber nota 4. “Esta nota é muito positiva para o nosso Programa, que teve início em 2019 e passou pela sua primeira avaliação, o que nos traz muita satisfação em entendermos que estamos no rumo certo”, declara a pesquisadora Sílvia Fialho, coordenadora do PPGBiotec Funed.

Os objetivos da avaliação da Capes são a certificação da qualidade da pós-graduação brasileira e identificação de assimetrias regionais e de áreas estratégicas do conhecimento, para orientar ações de indução na criação e expansão de programas de pós-graduação no território nacional.

Os processos são conduzidos com base no reconhecimento e confiabilidade na qualidade assegurada pela análise dos pares, com critérios debatidos e atualizados pela comunidade acadêmico-científica a cada período avaliativo, que acontece de quatro em quatro anos.

Sobre o curso

O Mestrado Profissional em Biotecnologia da Funed é gratuito e dispõe de 15 vagas para profissionais com nível superior completo, aprovados e classificados conforme especificações do edital. O curso teve início em 2019 e já está em sua quarta turma, já tendo formado 21 mestres desde sua primeira defesa de dissertação. A próxima turma terá início em março de 2023.

O curso tem o objetivo de formar recursos humanos qualificados para atuação em setores produtivos, empresas de base biotecnológica e instituições de ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de produtos, processos e novas técnicas de análise e diagnóstico de base biotecnológica.

O programa possui como área de concentração a Biotecnologia em Saúde e é constituído por duas linhas de pesquisas: Bioprodutos e Bioensaios e métodos diagnósticos. “A possibilidade de usar a estrutura da Funed, com seus diversos e bem equipados laboratórios de pesquisa e diagnósticos, e seu moderno e tecnológico parque fabril, que facilitam o desenvolvimento do projeto de pesquisa, é um diferencial para quem deseja ingressar no curso”, destaca Sílvia Fialho.

O processo seletivo será composto por três etapas: 1-deferimento das inscrições para verificar se o candidato enviou a documentação completa e que atenda a todas as condições do edital; 2- a prova de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório; 3- análise de currículo conforme cronograma, com caráter classificatório.

Clique aqui para acessar mais informações sobre o processo seletivo 2023 e o novo cronograma, com as retificações.



Últimas