Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado verifica taxímetros de Governador Valadares

Ensaios metrológicos de todas as placas serão realizados do dia 29/5 a 2/6

  • ícone de compartilhamento

Ipem-MG / Reprodução

Na próxima semana, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) inicia a verificação dos taxímetros dos veículos do município de Governador Valadares. Os ensaios metrológicos de todas as placas serão realizados do dia 29/5 a 2/6, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30, na avenida Rio Bahia, nº 230, bairro Vila Isa, local onde funciona o Posto Avançado do órgão.

Conforme explica o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, o objetivo da inspeção é constatar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância ou no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro. “A verificação abrange a análise das condições gerais dos veículos, como tamanho dos pneus, e também ajustes do taxímetro (tarifa, lacres entre outros)”, esclarece Scalioni.

Para realizar a verificação, o taxista deve apresentar o certificado do veículo (CRLV), último certificado de verificação metrológica, alvará / permissão do taxista e a Guia de Recolhimento da União (GRU) paga. A GRU pode ser retirada diretamente no site do Ipem-MG , clicando no banner PSIE ou na unidade do órgão. O valor da taxa é R$ 52,18 e pode ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica.
Vale lembrar que o taxista que não comparecer está sujeito às penalidades da Lei Federal nº 9.933/99. Caso isso ocorra, o responsável pelo veículo deve procurar a unidade mais próxima do Ipem-MG para regularizar a situação.

Os taxistas ou cidadãos que tiverem dúvidas ou encontrarem irregularidades em algum equipamento pode entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto, por meio do fale conosco no site do Ipem-MG, no telefone 08000 335 335 ou pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br.



Últimas