Invest Minas e Promo Brasile Itália assinam parceria para incentivar novos investimentos

Agência mineira e instituição empresarial italiana vão coordenar ações para aumentar volume de negócios entre as duas localidades

  • ícone de compartilhamento

A Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas) e a Promo Brasile Itália, organização privada criada para aproximar empresas italianas e brasileiras, assinaram  um memorando de entendimento com o objetivo de promover a cooperação empresarial e incrementar as relações econômicas entre Itália e Minas Gerais. O compromisso foi assinado durante evento empresarial na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), na quinta-feira (20/1).

Rafael Gomes/Invest Minas/Divulgação

A partir de agora, as duas instituições vão coordenar esforços para estreitar as relações entre diversos agentes econômicos, públicos e privados, visando aumentar as oportunidades de negócios entre as duas localidades.

“A ligação de Minas com a Itália sempre foi forte, principalmente no ramo automotivo. Mas ainda há muitos outros setores em que relações comerciais podem ser intensificadas, em ambos os lados, como na construção civil, moda, móveis e tecnologia, entre outros. Pretendemos, com essa parceria, abrir oportunidades para que esse relacionamento se intensifique”, afirma João Paulo Braga, diretor presidente da Invest Minas

Com sede em Milão, a Promo Brasile Itália é uma associação sem fins lucrativos criada por empresários brasileiros e italianos para promover cada vez o contato entre entidades públicas e privadas dos dois países visando oportunidades de negócios. A instituição já conseguiu ajudar diversas empresas brasileiras a montarem em território italiano seus escritórios de representação na Europa.

“Essa parceria com o estado de Minas é muito importante para fazer os italianos conhecerem as oportunidades que existem em Minas e mostrar também para as empresas mineiras as possibilidades abertas para exportar produtos e tecnologias para a Itália”, disse o presidente da instituição, Giacomo Guarnera.

Também presente à solenidade, o cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, destacou que, em 2021, o volume de negócios entre Minas Gerais e Itália cresceu 27 pontos percentuais e esses números deverão continuar subindo.  “Esse compromisso fortalece ainda mais as relações bilaterais entre Itália e Minas, que já são muito robustas. Precisamos de mais investimentos italianos em Minas e, da mesma forma, mais investimentos mineiros na Itália. E estamos trilhando um bom caminho para que isso aconteça”, afirmou o diplomata.

 



Últimas