Invest Minas realiza missão de inovação e tecnologia na Estônia

País europeu é considerado o mais digital do mundo e recebe os eventos Latitude 59 e e-Gov Conference 2024

Com o objetivo de melhorar cada vez mais o ambiente de negócios e a atração de investimentos em tecnologia, a Invest Minas, agência de promoção de investimentos do Governo de Minas Gerais, está na Estônia, país europeu considerado o mais tecnológico e digital do mundo, onde participa de duas missões em paralelo: uma das mais relevantes feiras de tecnologia da Europa, a Latitude 59, além da e-Gov Conference 2024.

A missão, realizada junto ao Sebrae Minas e nove prefeituras vencedoras do prêmio Prefeitura Empreendedora teve início nesse domingo (19/5) e termina na próxima sexta-feira (24/5).

Com cerca de 99% de seus serviços públicos realizados de forma digital, a Estônia se tornou polo mundial para soluções do tipo, não só da administração pública, mas também de serviços cotidianos.

Fazem parte da missão da Invest Minas o diretor de Gestão e Novos Negócios, Gustavo Garcia Vieira de Almeida, e o gerente de Relações Institucionais e Assuntos Municipais, Carlos Romualdo.

Para Gustavo Garcia, essa é uma oportunidade para conhecer de forma aprofundada o tão famoso modelo estoniano de facilitação de empreendedorismo, que vem atraindo cada vez mais negócios digitais ano após ano.

“Temos muito a explorar e aprender com a tecnologia utilizada pelo governo da Estônia, além de identificar novas oportunidades de negócios e parcerias. Com as visitas técnicas ao Vale do Silício europeu, podemos também conhecer novos modelos de negócio e empresas que se interessem em aplicar suas soluções em solo mineiro”, afirmou.

e-Gov Conference 2024

Já Romualdo se dedicará ao e-Gov Conference 2024 junto às prefeituras de Minas Gerais, além de visitas técnicas em instituições estonianas, como a Invest in Estônia.

“Eles fazem um trabalho similar ao nosso da Invest Minas e por isso será uma ótima oportunidade para troca de boas práticas na atração de investimentos e para entender como essa nação digital e inovadora converte isso na atração de investimentos que vão gerar empregos de qualidade”, ressaltou o gerente de Relações Institucionais e Assuntos Municipais da agência mineira.

Agenda

A delegação da Invest Minas tem ampla agenda com visitas técnicas a startups e hubs de inovação estonianos para observar de perto as práticas e tecnologias empregadas.

Haverá intercâmbio de informações e experiências com a realização de workshops e reuniões com diversos atores locais, entre eles a agência de promoção de investimentos, Invest in Estônia e o departamento de governo digital e-Estonia.

Também participarão dos eventos Latitude59 (voltado a investimentos em tecnologia) e e-Gov (voltado a digitalização governamental).

A comitiva ainda vai visitar a embaixada brasileira no país para discutir possíveis colaborações e apoio em iniciativas de inovação e tecnologia.

Importância estratégica

Esta missão é crucial para o posicionamento de Minas Gerais e do Brasil como líderes em tecnologia e inovação na América Latina, aprendendo com um dos países mais inovadores do mundo e adaptando essas lições ao contexto regional e nacional.

Com uma população de 1,3 milhão de pessoas, a Estônia se destaca no cenário global por ter desenvolvido dez unicórnios, incluindo empresas de renome como Skype, Wise, Pipedrive e Bolt.

O pequeno país báltico viu seu PIB per capita crescer nove vezes em apenas 27 anos, tornando-se um modelo de transformação digital e crescimento econômico acelerado.

A imersão será encerrada na Finlândia, com visitas à Nokia, acesso ao sistema digital do país, o e-Filand, além de outras reuniões estratégicas.