Invest Minas sedia 3º encontro das Agências de Promoção de Investimento brasileiras

Gestores debateram ações e estratégias conjuntas com foco na atração internacional de investimentos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Gestores e técnicos de seis estados brasileiros se reuniram nesta quinta-feira (1/6), no Palácio Tiradentes, sede do Governo de Minas, para o 3º Encontro das Agências de Promoção de Investimentos (APIs). 

Integrantes de agências e secretarias de desenvolvimento debateram ação internacional conjunta com foco na atração internacional de investimentos. Participaram do evento representantes de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. 

O encontro ocorreu no âmbito do segundo ciclo do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne governadores das duas regiões nos dias 2 e 3/6 para debater, entre outros assuntos, a geração de emprego e renda.   

“As APIs e secretarias estaduais possuem objetivos e desafios semelhantes, principalmente na busca por investimentos internacionais. Por isso, nada melhor do que a parceria em ações que facilitem a promoção dos investimentos em todo o território nacional”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, na abertura do encontro. 

Agenda conjunta

Este é o terceiro encontro de trabalho entre as APIs brasileiras em 2023. O primeiro foi realizado em janeiro, em Curitiba (PR) e o segundo, em março, na cidade de Porto Alegre (RS). As reuniões foram iniciativa conjunta da Invest Minas e da Invest Paraná. 

“Esse encontro mostrou amadurecimento da estratégia conjunta de atração de investimento, inclusive com a possibilidade da realização de missão internacional conjunta com todas as agências. Também tivemos um importante 'benchmarking' sobre as ferramentas que as agências usam no trabalho, além da discussão sobre o formato de ajuda aos municípios em cada região”, contou o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco. 

O encontro também representa oportunidade para promover o compartilhamento de boas práticas em inteligência, marketing e relações institucionais entre os participantes, além de definir agenda integrada de ações, com metas e prazos a serem cumpridos pelas agências participantes. 

"A pauta de promoção de atração de investimentos é muito importante para nosso governo. Nos últimos quatro anos, atraímos números recordes de investimentos para Minas Gerais, em torno de 10 vezes a média histórica do estado, gerando mais de 600 mil empregos. É uma honra sermos os anfitriões deste encontro", ressaltou o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga. 



Últimas