Ipem-MG manterá verificação de taxímetros da RMBH em unidade da capital

Devido à pandemia de covid-19, análise desses equipamentos está suspensa desde março do ano passado

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) vai manter a verificação dos taxímetros dos veículos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) no prédio localizado na Rua Jacuí, onde atualmente funciona a Regional do Ipem-MG Belo Horizonte. A medida valerá a partir de 2022, tendo em vista que a verificação desses equipamentos está suspensa, desde março do ano passado, em decorrência da pandemia de covid-19 (conforme Portaria Inmetro nº 101/2020 e Portaria Inmetro nº 295/2021).

A definição da permanência da verificação de taxímetros na unidade da capital ocorreu após reunião realizada na sede do órgão, em Contagem, nessa quinta-feira (21/10).

Para retomar os atendimentos, o espaço precisa de obras de manutenção predial devido à antiguidade do imóvel e de adequação do passeio desta regional, o que será feito com recursos de emenda parlamentar. “Como o Instituto é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o prédio é mantido com recurso federal, mediante convênio de cooperação técnica, que veda a realização de obras em imóveis que não sejam da União”, explica a diretora-geral do Ipem-MG, Melissa Barcellos Martinelle.

Segundo a diretora-geral, o Ipem-MG também pretende compartilhar o imóvel com outros órgãos governamentais que prestem serviços aos taxistas na RMBH.

Demais serviços

Os demais serviços prestados pela atual Regional do Ipem Belo Horizonte serão executados pela nova unidade integrada, denominada de Ipem Regional Metropolitana de BH, que irá funcionar na sede do Ipem-MG, em Contagem. Cabe destacar que a sociedade não terá prejuízos quanto aos serviços prestados.

A sede do Instituto está localizada na Rua Cristiano França Teixeira Guimarães, nº 80, Rua paralela à Avenida João Cesar de Oliveira, na região do Eldorado, sendo um dos principais corredores de Contagem, próximo à Via Expressa, BR-381 e estação de metrô.

Melhoria da Gestão Pública

Como a maioria dos servidores da Regional BH realiza trabalho externo de verificação e fiscalização de instrumentos de medição, bem como de produtos, em toda a RMBH, o planejamento da diretoria é concentrar os serviços na sede do órgão, devido à proximidade com a capital mineira e pelo fato de também já realizar estas atividades (exceto de taxímetros).

“Mesmo não trabalhando internamente, em razão da especificidade das atividades realizadas pelos fiscais, acreditamos que a proximidade deles com a diretoria do Ipem-MG, especialmente da diretoria técnica, que é a de Metrologia e Qualidade, que funciona na sede, irá favorecer a efetividade, eficiência e qualidade dos serviços públicos prestados pelo órgão à sociedade”, esclarece Melissa Barcellos.

Conforme Portaria Ipem-MG nº 82/2021, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, os serviços hoje executados na Regional Belo Horizonte passarão a ser realizados na sede do órgão a partir do dia 29/11/2021.

A reunião em Contagem contou com representantes do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Minas Gerais (Sincavir), da Associação dos Condutores Auxiliares e Autônomos de Táxi (Acat), entre outros participantes.