Ipsemg alerta população sobre cuidados para evitar a transmissão do vírus da gripe

Hospital registrou, nas últimas semanas, aumento do número de casos de pessoas que apresentaram os sintomas da doença

  • ícone de compartilhamento

Com a estabilidade em relação aos casos de coronavírus, um outro inimigo tão indesejado quanto inesperado nesta época do ano tem ganhado força: o vírus Influenza, causador da gripe.

Os atendimentos em pacientes que apresentam os sintomas do vírus da gripe no Serviço Médico de Urgência (SMU), do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, lotaram a unidade na última semana. Diante do cenário, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) faz um alerta à população para reforçar os cuidados para evitar a transmissão.

Influenza

O vírus da gripe (influenza A) é considerado sazonal, ou seja, ele circula durante o ano todo, mas com predomínio nos meses do outono e do inverno. No entanto, especialistas acreditam que neste ano o vírus sofreu uma nova mutação (nomeada de Darwin), o que pode ter elevado o aumento de casos no Brasil.

A variante dessa gripe atinge principalmente idosos e crianças e o período de incubação é de um a quatro dias, com média de dois dias. A transmissão do vírus a partir de indivíduos infectados ocorre um a dois dias antes do início dos sintomas. O pico de carga viral ocorre entre 24 e 72 horas do início da doença, e declina até níveis não detectáveis por volta do quinto dia após o início dos sintomas.

Sintomas

Os principais sintomas provocados pela Darwin são os mesmos da gripe comum: febre alta de início súbito, dores nas articulações, nariz congestionado, coriza, tosse, inflamação na garganta e fortes dores de cabeça. Pode haver vômito e diarreia principalmente em crianças.

Medidas de prevenção

Para evitar que mais pessoas tenham gripe é preciso que todos mantenham o uso de máscaras, lavem as mãos frequentemente, utilizem álcool em gel 70% e evitem aglomerações. Caso apresentem os sintomas dessa gripe, o ideal é se isolar por até seis dias, observando sempre se há necessidade de um atendimento médico.

Tratamento e vacinação

O tratamento é o mesmo para a gripe comum, com medicações para amenizar os sintomas, lavagem nasal com soro fisiológico, beber água frequentemente (hidratação), repouso e boa alimentação. Com isso, para evitar aglomerações e disseminação  do vírus, as pessoas devem procurar as unidades de saúde em casos de emergência e urgência. Além do SMU, o Instituto conta com uma rede credenciada de assistência à saúde que pode ser consultada no site ou app.

É importante lembrar que as vacinas para a gripe e covid-19 devem estar em dia, como uma medida de prevenção para tais doenças. 

 



Últimas