Ipsemg institui Comitê de Investimentos

Objetivo será discutir e fomentar a gestão dos recursos do Regime Próprio de Previdência Social

  • ícone de compartilhamento

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), instituiu, neste ano, o Comitê de Investimentos dos Recursos do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Minas Gerais (Coinv).

Oficializado com a publicação no Diário Oficial Minas Gerais, o Coinv visa estabelecer a participação do processo decisório quanto à formulação e à execução da Política de Investimentos (2021), além de analisar a conjuntura, os cenários e as perspectivas de mercado.

“O comitê irá avaliar as opções de investimento e ações que envolvam compra, venda e renovação dos ativos das carteiras do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Minas Gerais (RPPS-MG)”, destaca o chefe do departamento de Investimento de Recursos Previdenciários, Bruno Volpini.

Ele salienta também que é dever do Coinv “auxiliar e traçar estratégias de composição de ativos para alocação com base nos cenários vigentes, acompanhar e avaliar o desempenho dos investimentos já realizados, com base em relatórios financeiros, propor mudanças ou redirecionamento de recursos, além de avaliar os riscos potenciais da aplicação e de mercado”.

Gestão do Comitê de Investimentos

Composto por instituições públicas do estado de Minas Gerais, o Comitê de Investimentos é coordenado pela Diretoria de Previdência do Ipsemg, juntamente com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

O Coinv se reunirá ordinariamente, a cada mês, e, extraordinariamente, mediante convocação de seu presidente ou por solicitação fundamentada de um de seus membros.

Política de Investimentos

O Ipsemg possui uma Política de Investimentos desde 2021, que tem o objetivo de estabelecer os parâmetros e referências para a gestão dos investimentos do regime previdenciário existentes no Fundo Financeiro de Previdência do Estado de Minas Gerais (FFP-MG). Você pode conferi-la clicando aqui.


*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas