Ipsemg leva cão para visitar pacientes da ala de quimioterapia do Hospital Governador Israel Pinheiro

Ação deve ser tornada frequente para aumentar bem-estar dos pacientes no contato com os animais

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A ala de Quimioterapia do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), recebeu a visita especial de um cão co-terapeuta. Hope é um golden retriever da Associação Cetep Equoterapia, trouxe muita alegria e carinho para o ambiente hospitalar na manhã de terça-feira (23/4). 

O amigo de quatro patas que carrega o nome Esperança, em inglês, faz parte da Terapia Assistida por Animais (TAAs), atividade voltada para aumentar o bem-estar do paciente no contato com os bichos. O animal percorreu o setor em que os pacientes recebem o tratamento de câncer e, assim que chegou, atraiu sorrisos e aconchegos de todos.

A visita durou cerca de três horas e, durante este período, o ambiente foi tomado ficou mais leve. “Isso deveria acontecer mais vezes, ajuda a gente a distrair um pouco, é um carinho a mais. Muitas das vezes, o afeto que um cachorro pode nos dar é o que falta no contato com o ser humano”, relata, emocionado, Wanderson Amaral, um dos 14 pacientes assistidos por Hope.

A TAA é uma prática que vem sendo utilizada para amenizar as dores de algumas doenças, dentre elas o processo de tratamento do câncer, sempre em busca do processo de melhora ou cura. “Há diversos artigos publicados que mostram os benefícios da interação entre pacientes e animais. O contato produz uma redução de estresse, melhora no quadro imunológico, no humor e no engajamento com o tratamento”, afirma a psicóloga da ala de Quimioterapia do HGIP, Ana Carolina Caldas.

Ipsemg / Divulgação

Ela relata que essa foi a primeira vez em que os pacientes da Quimioterapia no HGIP receberam a visita terapêutica de um cachorro. Devido à ótima repercussão e recepção pelos pacientes, a ideia é repetir a iniciativa e, se possível, promover essas visitas mensalmente. 

Além dos pacientes, os profissionais presentes também interagiram com o cão. O animal foi acompanhado por sua tutora, Ana Paula Fagundes, que fundou o projeto Cetep Equoterapia em 2019. 

Ana Paula ressaltou que o objetivo da sessão é levar bem-estar não apenas para os pacientes, mas também para o cachorro. “Para isso, é fundamental que os profissionais envolvidos tenham treinamento e capacidade de ler a linguagem corporal dos pacientes e cães (co-terapeutas) para dar suporte a ambos nos momentos necessários”.

Quimioterapia HGIP

A ala da Quimioterapia do HGIP atende cerca de 1.500 pacientes todo mês, para tratamento de cânceres de mama, colo retal, próstata, pulmão, dentre outros. Além do combate aos tumores, uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas ampara os beneficiários durante o procedimento.



Últimas