Jovens em medida de internação conquistam vagas de emprego em Governador Valadares  

Atividades de três deles iniciam nesta semana; as vagas foram viabilizadas por meio do Descubra, o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais

  • ícone de compartilhamento

Quatro adolescentes do Centro Socioeducativo de Governador Valadares, que cumprem medida de internação, aplicada pela Justiça, conquistaram uma vaga de jovem aprendiz e já fazem planos futuros. Em 2022, eles passaram pelo treinamento de pré-aprendizagem da Rede Cidadã e, posteriormente, foram inscritos no Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra. Esta é uma parceria do Governo de Minas - com grande participação da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) - com o Ministério Público de Minas Gerais. Todos passaram por entrevistas de emprego e foram selecionados. Além das atividades laborais nas empresas, os selecionados são inseridos no programa de aprendizagem.  

Sejusp / Divulgação

Na última semana, três jovens assinaram a carteira profissional: um irá trabalhar em uma grande mineradora e os outros dois em uma empresa que presta serviços de call center, consultoria e software. Outro adolescente, Pedro Barros*, de 18 anos, passou pela experiência de contrato assinado em fevereiro deste ano e, com pouco mais de dois meses de trabalho em uma empresa do ramo de materiais destinados à construção civil, já almeja a efetivação, após o fim do contrato de jovem aprendiz.   

A partir desta semana os quatro adolescentes já estarão trabalhando no período vespertino. Na parte de aprendizagem do programa, Pedro* já iniciou o curso no Senac e os outros três iniciam, nesta segunda-feira (8/5), no Senai. “É uma semana no trabalho e outra no curso”, conta Pedro*. 

Pedro* está trabalhando com vendas. Por conta da experiência informal de quatro anos em atendimento de bar e sorveteria, revela que não teve muita dificuldade. Ele destaca o bom relacionamento com os colegas e a valorização por parte de seu superior. “Estou trabalhando para ser contratado e o gerente já falou que esse também é o plano dele. Gosto muito da equipe. A gente cai aqui com a vida toda complicada. Uma oportunidade dessas, de viver novas experiências, é muito importante”, contou animado. 

Ansioso e emocionado com o primeiro emprego, Juracir Pereira*, de 17 anos, foi o selecionado para trabalhar na mineradora. Durante o cumprimento da medida, ele e os outros dois contratados fizeram o curso de eletricista predial. “Gostei muito do curso, mesmo sendo mais básico, acho que fez diferença para a vaga, pois irei trabalhar com eletrotécnica. Vou me aperfeiçoar nas capacitações do Sesi e espero contar com o apoio dos colegas. Quero mostrar a diferença para as pessoas lá fora, reconstruir minha vida no certo. Depois pretendo montar minha família de novo, com minha mãe e meus irmãos. Uma vida normal”, ambiciona 

Renato Douglas Barbosa, diretor do Centro Socioeducativo de Governador Valadares, afirmou que a equipe da unidade se empenha no fomento da profissionalização, para gerar oportunidade para esses jovens. “Os contratados jovens acabam se tornando exemplo e referência para os outros adolescentes. Inseridos em uma nova realidade, por meio da vaga de emprego, eles vão mudando o foco da vida e motivando os outros que também querem experimentar essa realidade”, pontua o diretor. 

*Nome fictício para preservar a identidade do adolescente, segundo determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 



Últimas