Jovens Mineiros Sustentáveis leva ações de educação ambiental com foco no consumo consciente de água a escolas de Igarapé

As ações são desenvolvidas com apoio técnico e orientação da Semad, responsável pela elaboração do material didático utilizado pelos alunos e capacitação dos professores

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), realizou, nessa quarta-feira (31/5), visitas técnicas a duas escolas públicas da rede municipal de ensino de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A agenda teve o objetivo de avaliar as ações promovidas pelo Programa Jovens Mineiros Sustentáveis no município, que iniciou recentemente o módulo de Educação Ambiental “Consumo Consciente de Água”.

O módulo integra uma das quatro temáticas ambientais previstas no cronograma de atividades pedagógicas do programa, desenvolvido pela Semad e implementado na grade curricular de 207 escolas públicas de Minas Gerais, em 2023.

O Jovens Mineiros Sustentáveis desenvolve um conjunto de atividades de Educação Ambiental e Humanitária, em parceria com 108 prefeituras mineiras. As ações são desenvolvidas com apoio técnico e orientação da Semad, responsável pela elaboração do material didático utilizado pelos alunos e capacitação dos professores.

A iniciativa leva a estudantes do ensino fundamental conteúdos nas temáticas: consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal, beneficiando mais seis mil alunos no estado. Cerca de 400 professores já foram capacitados pelo programa, por meio de curso gratuito de Educação Ambiental a Distância (EaD), disponível na plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

Semad / Divulgação 

Visitas técnicas 

Cerca de 110 alunos do ensino fundamental das escolas municipais Prof. Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade e João Alves Pereira participam atualmente do Jovens Mineiros Sustentáveis no município de Igarapé. Durante as visitas técnicas realizadas pela Semad, os estudantes foram questionados a respeito das atividades já realizadas pelo programa e a grade curricular proposta.

“Os alunos puderam falar de suas impressões sobre o programa, contar sobre as atividades que mais gostaram e como elas têm dado resultado e refletido em suas ações cotidianas e também mostraram vários murais e maquetes espalhadas pelas escolas, feitas a partir dos módulos já abordados”, explica a gestora ambiental da Semad, Sophia Lins, responsável pelas visitas técnicas ao município.

Entre as ações práticas promovidas pelo programa, está o acompanhamento do consumo de água e de energia das residências dos alunos participantes, por meio de planilha específica. Nessa atividade, o professor faz o acompanhamento mensal das contas de água e de energia da residência dos alunos, incentivando a redução do consumo, por meio da adoção de práticas conscientes.

Os temas são abordados pelos professores nas aulas e nas atividades semanais, de forma transversal, estimulando também o engajamento das famílias. O consumo de água e energia das escolas inscritas também é acompanhado e usado como referência nas aulas práticas.

A aluna do 5º ano da EM Prof. Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade, Maria Eduarda, acredita que as aulas de educação ambiental ajudam a desenvolver uma vida mais sustentável e consciente do ponto de vista ambiental. “Aprendemos a importância de uma vida mais sustentável, a cuidar do nosso planeta, economizar água, energia, reduzir o uso de carros, usar materiais que se decompõem mais rápido. E isso é muito importante para nós e para o planeta”, diz a estudante.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Igarapé, Isaías Abreu, o trabalho de conscientização ambiental deve ser permanente na formação das novas gerações. “O Jovens Mineiros Sustentáveis nos auxilia a chegar aos nossos estudantes e também às suas famílias. O objetivo é expandir a qualidade de vida das crianças e da população do nosso município, a partir do cuidado constante com o meio ambiente”, conta.

Após as visitas técnicas, foi realizada uma reunião na sede da prefeitura de Igarapé, com a participação de representantes do secretariado municipal, diretoras e professoras das escolas participantes do programa e demais gestores da pasta ambiental local. Foram abordadas questões relacionadas ao Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado entre Estado e Município para a implementação do programa, além do alinhamento das políticas públicas de educação ambiental promovidas pelo Estado em âmbito municipal.

Na avaliação do subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, o programa tem apresentado resultados expressivos nas comunidades escolares onde atua. “Levamos aos nossos jovens informações relevantes sobre meio ambiente e sustentabilidade, além de promover mudanças de comportamento nos alunos e suas famílias”, salienta.

Sobre o programa 

O Jovens Mineiros Sustentáveis foi lançado em março de 2022 e tem caráter contínuo. A cada ano é lançado um novo edital para congregar outros municípios e ampliar sua atuação no estado. Atualmente, mais de seis mil alunos são beneficiados com as ações do programa, em 351 turmas, divididas em 207 escolas de 108 municípios mineiros.

Em 2023, o programa registrou um aumento de 92% no quantitativo de municípios inscritos, se comparado ao último ano e a expectativa, segundo os organizadores, é ampliar ainda mais esse número nos próximos anos.

“Os municípios são a peça-chave para levar resultados à população, e as ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis contribuem para a formação cidadã e integral em meio ambiente de crianças e adolescentes, que se preparam para uma cidadania pautada na sustentabilidade”, destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Especiais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema).



Últimas