Jucemg faz balanço de ações para melhor atendimento aos usuários

Em 2021, canal de manifestações da instituição registrou satisfação com os serviços prestados pelos servidores

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O ano de 2021 foi marcado na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) pelos avanços e melhorias no atendimento aos usuários, mesmo com as limitações impostas pela pandemia do coronavírus. A mudança da sede para o Barro Preto, em Belo Horizonte, por exemplo, foi um grande desafio vencido com seriedade, profissionalismo e planejamento. O novo prédio, equipado com a mais alta tecnologia, oferece mais conforto e acessibilidade a todos, além de representar mais economia para os cofres públicos. 

Este avanço na modernização, simplificação, agilização e qualificação dos serviços da Jucemg é o resultado da redução de custo e o investimento em tecnologia, seguindo uma orientação do governador Romeu Zema, no sentido de “fazer mais, gastando menos”.

Dentre os avanços na área tecnológica, cabe ressaltar: 

- análise automática de nome que reduziu o prazo de registro de empresas;

- integração com o Gov.br para login único;

- análise de endereço opcional para o usuário;

- novo site da Jucemg com informações mais acessíveis; 

- implantação do novo sistema de atendimento por chat, WhatsApp e Telegram, o que aproximou e facilitou o acesso dos usuários; e

- implantação da autenticação de livros em branco de forma digital. 
 

Já no setor de registros, destaque, entre outros avanços, para:

- implantação da consulta do nome empresarial de forma automatizada eliminando etapas prévias na apresentação dos atos empresariais;

- atualização da análise do nome empresarial conforme novas normas do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) e legislação;

- aprovação de novos entendimentos em matéria de registro empresarial atualizados conforme normas e legislação próprias, visando facilitar a apresentação dos atos empresariais;

- apresentação de novos procedimentos em matéria de registro empresarial para contadores filiados ao CRC/MG e Sescon/MG;

- preservação do documento principal quando as exigências recaírem apenas sobre anexos, evitando-se novas assinaturas dos signatários e agilizando a aprovação do processo; 

- implantação da possibilidade de envio pelo usuário dos atos constitutivos de sociedade Ltda. com utilização do contrato padrão ou com o contrato social elaborado pelo requerente. 

Manifestação de usuários 

Por meio do canal "Fale com o presidente", da Jucemg, representantes de instituições e entidades, empresários, advogados e contadores, entre outros participantes, destacaram os avanços e melhoria dos serviços e atendimentos prestados pela autarquia. 

"Há 20 anos trabalhando com contabilidade, nunca tinha sido tão bem atendido com educação, gentileza, vontade de resolver e de ajudar", disse Welliton Ferreira, que também enfatizou o atendimento de Erika Vieira pelo chat da Jucemg.

Já o usuário Edgar Pereira ressaltou o trabalho prestado pela instituição de forma simples, dinâmica e inteligente. "Representa um grande avanço para a simplificação na constituição e alteração das empresas. Por isso, nós, contadores, nos sentimos, com o apoio da Jucemg, tranquilos e seguros em prestar um trabalho rápido e de qualidade nessas demandas do setor empresarial", afirmou em sua manifestação

O advogado Eduardo Araújo aproveitou o espaço para agradecer pela "presteza e profissionalismo diuturno". Geraldo Horta de Andrade, por sua vez, encaminhou mensagem afirmando que “o sistema SEI é bem útil e o passo a passo é autoexplicativo. O retorno da validação do cadastro ocorreu no mesmo dia e em questão de horas o sistema foi liberado”. Destaque, ainda, para o contato de Aguinaldo Diniz, que elogiou a atenção e a ajuda recebidas em seu processo. "Fui atendido pela agente Giovanna. Infelizmente, não sei seu sobrenome. Porém, seu nível de atendimento mais que superou minhas expectativas", sinalizou.



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