Juntos pela Prevenção: campanha do Governo de Minas convida homens e mulheres à luta contra o câncer

Iniciativa lembra a população sobre a importância de realizar os exames preventivos e ter um estilo de vida mais saudável

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Cristiano Machado / Imprensa MG

Em meio à rotina da movimentada Avenida Cristóvão Colombo, no coração da Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, um detalhe em um ponto de ônibus chama a atenção. Centenas de post-its coloridos ocupam os painéis do abrigo de passageiros em frente ao número 104. Quem se aproxima, recebe uma mensagem importante: um lembrete para se proteger contra os tipos de câncer que atingem homens e mulheres no país, como os de mama e próstata. 

A intervenção marca o início da campanha Juntos pela Prevenção, que aborda os temas relacionados ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul. O objetivo é reforçar com a população a necessidade de manter os exames preventivos em dia e cuidar da saúde em geral. 

Nas cores rosa e azul, os post-its na Avenida Cristóvão Colombo trazem lembretes para que homens e mulheres façam os exames, acompanhados de um QR Code que leva ao hotsite da campanha, que tem mais informações sobre formas de prevenção, sintomas e orientações sobre os exames disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Lá, há páginas específicas sobre saúde da mulher e do homem.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), busca chamar atenção para uma visão integral sobre a saúde, estimulando o autocuidado e recomendando a mudança de hábitos para um estilo de vida mais saudável.

Cristiano Machado / Imprensa MG

Nas ruas

As instalações no abrigo na Savassi, que foram feitas nessa quarta-feira (26/10), atraíram a curiosidade de pedestres e passageiros, que aprovaram a iniciativa. 

“Linda e importantíssima a campanha. Meus exames estão todos em dia”, comentou a caixa de padaria e babá Gláucia de Oliveira, de 58 anos. Além do acompanhamento médico, ela destacou a necessidade de ter um estilo de vida mais regrado para evitar as doenças. “Bebo muita água, durmo bem, faço caminhadas, ginástica on-line, procuro ter uma alimentação mais saudável, não fumo e não bebo”, listou.

“Precisamos prevenir e nos cuidar. Como trabalho na área médica, vejo muitos casos difíceis. Procuro ter cuidado com a saúde, com a alimentação. Estou chegando em uma certa idade e não posso me descuidar”, afirma a auxiliar de atendimento Maria de Fátima Souza, de 60 anos.

Moradora do Bairro Santa Tereza, na região Leste da capital, a aposentada Valéria da Silva Lemos Faria lembra que as pessoas devem estar atentas com o próprio corpo. “Tudo descoberto no início é muito mais fácil de tratar. Estou com os exames em dia, fiz até no mês passado, sempre faço o autoexame”, afirma.

A gerente de loja Gisele Ribeiro Coelho Teixeira, de 41 anos, concorda. “Quanto antes descobrir algo, a cura é mais fácil. Faço os exames todo ano. Se cuidem. A saúde é o mais importante”, conclui.
 

Cristiano Machado / Imprensa MG

Os homens também aprovaram o alerta. “É muito importante tratar precocemente, porque aí é mais fácil ter a cura. Me alimento bem, faço exercícios em casa", disse o administrador de empresas Marco Antônio Aranha Falcão, de 68 anos.

O corretor Jessé de Oliveira, também de 68 anos, falou sobre a questão de alguns homens terem vergonha de consultarem um especialista para realizar os exames. “Hoje há uma barreira muito grande, por falta de esclarecimento. As pessoas precisam se cuidar, e não só na hora que já tiverem a doença”, disse, ressaltando a necessidade das consultas médicas e exames, além de hábitos saudáveis.

As doenças

O câncer de mama é o segundo mais comum na população feminina, apenas atrás do câncer de pele não melanoma, e, ainda, é o responsável pela mais frequente causa de morte por câncer no sexo feminino. Clique aqui e saiba mais.

Já o de próstata é o segundo mais comum entre os homens e, em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum do Brasil. A campanha em Minas Gerais também chama a atenção para os cânceres de colo de útero, pênis e testículos. Mais informações estão disponíveis neste link

Homens e mulheres têm direito ao acesso à saúde integral, humanizada e de qualidade, livre de qualquer forma de preconceito ou discriminação por meio do SUS.

"Importante que, tanto as mulheres quanto homem, acima de 50 anos devem ir até oposto de saúde para iniciar os exames preventivos, que seja o ultrassom mamografia ou exame de próstata. Só dessa forma a gente consegue o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura", ressalta o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.



Últimas