Kits irrigação doados pelo Idene vão impulsionar a produção de hortaliças em Verdelândia
Implementos vão ajudar na produção agrícola numa região onde há escassez hídrica
A doação de kits de irrigação passou a integrar, recentemente, o conjunto de implementos agrícolas repassados aos municípios pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). A irrigação é fundamental para suprir as necessidades hídricas das plantas, especialmente em regiões sujeitas a longos períodos de estiagem. Quando realizada de forma adequada, contribui para o crescimento das lavouras com mais qualidade e produtividade.
O kit é composto por uma caixa com capacidade para mil litros, destinada ao armazenamento da água, que posteriormente é distribuída à plantação por meio de sistema de gotejamento.
Verdelândia, no Norte de Minas, recebeu no final do ano passado 159 kits para irrigação, que terão a função primordial de fomentar a produção de hortaliças no município. De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Celsino Alves Cordeiro, a intenção da prefeitura é incentivar os sitiantes a investirem no cultivo destes alimentos, tendo em vista que a produção local não é muito grande.
“Com essa produção própria, o produtor familiar passa a contar com alimentos para sua subsistência e também para comercialização nas feiras semanais realizadas às quartas-feiras na cidade. Dessa forma, há incremento na renda, além da garantia de abastecimento desses produtos para a população”, afirma Cordeiro. Segundo ele, a produção de leite é atualmente a principal atividade agropecuária local.
"Pé no acelerador"
Cordeiro afirma que os kits de irrigação representam o ponto de partida para uma nova realidade, pois desempenharão papel fundamental na irrigação das lavouras em uma região marcada pela escassez hídrica. “A falta de chuvas dificulta a produção. Por isso os kits representam uma nova era para a produção local”, argumenta.
Os equipamentos permitem irrigar até 500 metros de plantação. Segundo Cordeiro, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) serão responsáveis pela capacitação dos agricultores para o uso adequado dos kits de irrigação.
Para Cordeiro, o aumento da produção de hortaliças contribuirá para que o município amplie sua participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Como nossa produção atual é pequena, não conseguimos vender a totalidade que é requerida pelos dois programas. Ou seja, temos espaço para vender mais para os dois programas. Estamos com o pé no acelerador”, afirma.
O diretor-geral do Idene, Henrique Oliveira Carvalho, destaca a distribuição otimizada da água que é feita por meio de gotejamento com os kits. “Além de garantir uma boa produção, essa tecnologia é importante para evitar o desperdício de água, especialmente nas regiões que convivem com longos períodos sem chuvas”, declara.