Laboratório de Hidrometria da Copasa passa com excelência em auditoria do Inmetro

Referência no Brasil, o Centro de Tecnologia em Medição da companhia se manteve certificado como Posto de Ensaio Autorizado

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Auditores do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) confirmam a excelência do Laboratório de Hidrometria da Copasa em todos os requisitos exigidos pela metrologia de análise brasileira, mantendo a unidade certificada como Posto de Ensaio Autorizado (EA), o que lhe confere autorização para calibrar e lacrar os medidores de água com selos Inmetro.

Realizada no período de 14 a 18/10, a auditoria analisou e atestou os processos de gestão, rastreabilidade, confiabilidade e equipamentos do laboratório.

O gerente da Unidade de Serviços de Hidrometria, Valter Lucas Júnior, conta que o Laboratório de Hidrometria passou por uma rigorosa auditoria que visa garantir que o local atenda aos requisitos técnicos e normativos estabelecidos pelo Inmetro.

De acordo com o gestor, a análise do Inmetro retratou a competência e a qualidade da unidade, o que traz mais segurança para o cliente.

“Com a manutenção da certificação, a relação Copasa e cliente na medição do consumo se torna ainda mais confiável dentro do contexto da apuração do volume consumido e faturamento. Nossa preocupação é sempre com a justiça na medição. Que não seja em desfavor do nosso cliente e também não seja em desfavor da Copasa”, explicou Valter.

Números

Referência em medição e número um do Brasil, o Laboratório de Hidrometria da Copasa, que está localizado na unidade Cercadinho, no bairro Belvedere, em Belo Horizonte, realiza, aproximadamente, 2,5 mil aferições de hidrômetros e produz cerca de 5 mil medidores.

Anualmente, em torno de 900 mil equipamentos passam pelo controle de qualidade e são utilizados nos serviços operacionais da companhia.

Certificações

Além de se manter como Posto de Ensaio Autorizado, o laboratório também possui a certificação da ISO 17025, que avalia as técnicas de gestão da Metrologia Legal Brasileira e visa padronizar os testes, determinando requisitos gerais de competência, imparcialidade e operação dos laboratórios.



Últimas