Leilões de 1,1 mil quilômetros de rodovias em Minas e do Rodoanel Metropolitano serão realizados na próxima semana

Concessões buscam redução de acidentes, mais segurança aos usuários e qualidade às rodovias do estado

Minas Gerais vai conceder à iniciativa privada, na próxima semana, 1,1 mil quilômetros de rodovias no Triângulo Mineiro (627,4 quilômetros) e no Sul de Minas (454,3 quilômetros), abrangendo 38 municípios. O leilão do primeiro lote acontecerá na segunda-feira (8/8) na B3, em São Paulo. Já o segundo, será realizado no mesmo local, na sexta-feira (12/8), assim como o leilão para a construção do Rodoanel Metropolitano.

A expectativa do Programa de Concessões Rodoviárias da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) é garantir qualidade às rodovias do estado, permitindo diretamente a redução dos acidentes. Além da melhoria para os usuários, o projeto terá reflexos positivos para o governo estadual, que gasta, anualmente, apenas nas rodovias sob sua responsabilidade, cerca de R$ 366 milhões com acidentes fatais no trânsito, R$ 698 milhões com feridos e ainda R$ 67 milhões com vítimas sem ferimentos.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Em reunião com diretores das 40 unidades do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), nessa terça-feira (2/8), na Cidade Administrativa, o governador Romeu Zema, que participou virtualmente do evento, agradeceu a colaboração dos gestores e salientou que a concessão dessas rodovias representa um grande avanço para Estado.

“Daqui a cinco, dez anos, essas rodovias que serão concedidas terão recebido muito mais melhorias e investimentos do que se permanecessem nas mãos do Estado. E o Estado, com os recursos que poderá arrecadar dessas concessões, terá condições de investir mais para melhorar aquela malha que ainda está sob a sua gestão”, enfatizou.

Recursos

Os dois lotes que serão leiloados na próxima semana demandarão investimentos de R$ 4,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, sendo R$ 2,4 bilhões nos oito primeiros anos. A expectativa do Governo de Minas é a de que os recursos ampliem a segurança e o conforto nas vias, com a inclusão de serviços para os usuários, como socorro mecânico, atendimento médico, combate a incêndios e apreensão de animais.

As concessionárias vencedoras do leilão estarão obrigadas a realizar nos 24 primeiros meses da concessão investimentos de caráter emergencial nas rodovias, melhorando as condições de tráfego e segurança. Ao final dos seis primeiros anos de concessão, todos os trechos concedidos deverão atender aos parâmetros técnicos especificados no programa de exploração das rodovias.

Rodoanel

O leilão para a construção do novo contorno viário da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) acontecerá também na sexta-feira (12/8), na B3. A intenção do Governo de Minas é solucionar definitivamente os gargalos do atual Anel Rodoviário de BH e garantir a estruturação de um corredor logístico de alta relevância.

“No caso do Rodoanel, temos que fazer o que é viável. Vamos evitar acidentes e melhorar muito o trânsito e congestionamentos na Região Metropolitana”, enfatizou Zema, lembrando que com o crescimento da cidade e melhoria das contas públicas, o traçado da via poderá ser ampliado futuramente.

Com uma proposta sem precedentes no Brasil, o Rodoanel Metropolitano, cujo projeto da Seinfra começou do zero (greenfield), será construído com o que há de mais novo e tecnológico no setor rodoviário. A expectativa com a construção do novo corredor, tanto para municípios adjacentes, quanto para aqueles integrantes da região de influência, é uma redução de mais de mil acidentes por ano, diminuição do deslocamento e tempo de viagem entre 30 e 50 minutos, além da geração de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos e aumento entre 7% e 13% do Produto Interno Bruto (PIB) da RMBH em 10 anos, entre outras vantagens.

Reunião com gestores do DER

Na reunião com gestores das unidades do DER em Minas, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcado, agradeceu o empenho dos representantes do DER e enfatizou o esforço do Governo de Minas para valorizar ainda mais o órgão.  “Da mesma forma que durante muito tempo as estradas ficaram sem recursos, a gente sentiu também que o próprio DER foi sendo deixado de lado. Queremos que ele volte a ser aquela potência que sempre foi, cuidando dessa malha que a gente vai conceder. Esse é um ponto que a gente vem discutindo com todos os funcionários”, disse.

Marcato enfatizou também que o Provias tem sido a marca desse governo, o que é resultado também da atuação dos gestores do DER.  O programa, que visa reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras, já garantiu o investimento até agora R$ 29,070 milhões.

A secretária adjunta geral do Estado, Cristiana Kumaira, também agradeceu a dedicação de todos os gestores e salientou o compromisso do governo para melhorar a infraestrutura e condições de trabalho no DER. “É importante que vocês saibam que estamos comprometidos em melhorar essas condições de trabalho e de entrega do DER, muito em consideração ao trabalho de vocês e das equipes, mas sobretudo devido ao compromisso com os mineiros”.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.