Lideranças da comunidade participam de reuniões sobre o Parque das Águas de Caxambu

Codemge convidou autoridades locais e representantes da sociedade civil para ampliar debates e discutir possíveis soluções conjuntas

Codemge /  Divulgação

Valorizando a proximidade e o diálogo com a comunidade, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) promoveu, nesta semana, reuniões com lideranças políticas e da sociedade civil acerca do Parque das Águas de Caxambu, no Sul do estado.

Os encontros foram realizados no Balneário Hidroterápico do local, nos dias 23 e 24/5, como forma de ouvir a população representada, ampliar o debate e costurar soluções para o bom funcionamento do espaço.

Representantes de organizações não governamentais e dos poderes municipais Legislativo e Executivo, além de outros moradores locais, foram convidados pela Codemge para a construção conjunta de possibilidades. Os encontros, anteriores ao rito formal exigido por um processo licitatório, foram importantes para que os cidadãos presentes pudessem opinar, participar e contribuir para a proposição de melhorias no bem público.

As reuniões foram conduzidas pelo gerente de Promoção e Comercialização de Ativos da Codemge, João Victor Rodrigues Silva, com participação de outros profissionais do seu setor e das áreas de licitação e comunicação da companhia. O gerente avaliou que a iniciativa da Codemge foi muito produtiva, ao dialogar com a sociedade sobre as soluções para o Parque das Águas, seja via edital de concessão, seja por outro formato.

“Dentro desse processo, ouvir a população e os demais setores é fundamental para que tenhamos sucesso na solução que vai ser proposta. Acreditamos que saímos daqui mais bem preparados para poder vencer os desafios que o parque imputa à companhia e aos usuários que desejam melhorias nas estruturas e nos serviços oferecidos”, considerou.

A companhia está retomando os estudos internos para a melhor modelagem possível de gestão e operação do parque, após a revogação, em 14/4, do edital de licitação que tinha como objetivo conceder sua administração à iniciativa privada.

Representantes políticos

Presente no encontro de 24/5, o prefeito de Caxambu, Diogo Curi, disse concordar com a ideia de parceria público-privada, concessão ou cota de participação na gestão do Parque das Águas, de modo que a Codemge continuasse como proprietária o espaço, mas delegasse a administração do local. “Vejo muito empenho e disposição da Codemge em resolver a situação”, pontuou.

O secretário municipal de Turismo, Filipe Condé, classificou o diálogo como muito positivo. “Atores políticos e institucionais da cidade puderam colocar suas visões e trazer também um pouco das necessidades que a população aponta para a questão do parque”, pontuou.

Importância do parque

Na reunião do dia 23/5, representantes da sociedade civil discutiram possibilidades de gestão e salientaram a importância do Parque das Águas para a sociedade. “Ele representa a vida da cidade. As pessoas valorizam muito”, disse a psicóloga Maria Teresa Castelo Branco.

Para a professora Carla Fernandes, o parque é o motivo de a cidade existir. Integrante do Comitê Popular de Luta de Caxambu, ela destacou a relação fundamental dos moradores com o equipamento, sublinhando aspectos como educação, saúde e pertencimento. Na análise de Carla, a conversa com a Codemge é importante, como início de um diálogo sobre o melhor modelo de gestão a ser construído, visando à conservação e à preservação do espaço.

A psicóloga e vice-presidente da ONG Ampara, Maria Antônia Teixeira, contou que o parque foi estruturando-se a partir das águas minerais, sendo que toda a cidade vive em torno disso. “É a nossa identidade, a nossa história, o que nos dá razão de existir”, definiu. “No caso de Caxambu, temos 12 fontes, com características físico-químicas e propriedades terapêuticas diferentes, o que é uma dádiva imensurável. As práticas terapêuticas, a crenoterapia, o termalismo são o grande diferencial gerado por esse parque”, comentou.