Maternidade do Ipsemg promove atendimento holístico e humanizado

Gestantes são convidadas a conhecer a unidade e os serviços oferecidos durante a gravidez e o nascimento do bebê

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

As visitas à maternidade do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), em Belo Horizonte, foram retomadas seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19. O setor se encontra no sétimo andar do hospital e pode ser visitado às quintas-feiras, nos horários das 14h às 14h30, com agendamento prévio pelo telefone da secretaria do Centro Obstétrico: (31) 3237-2354. 

As visitas guiadas, que estavam suspensas devido à pandemia, são voltadas para gestantes e familiares que desejam conhecer a maternidade e têm o local como uma possibilidade para a realização do parto. É permitido um acompanhante por gestante para a visita.

O atendimento na maternidade é prestado por equipe capacitada, formada por ginecologistas, obstetras, pediatras, anestesistas e profissionais de Enfermagem. O suporte vai desde a admissão até a alta hospitalar, e sempre focado em um atendimento holístico e humanizado, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). 

A coordenadora de Linha Materno Infantil do HGIP, Marcela Mendes Waldolato, destaca que os procedimentos assistenciais a gestante, puérpera e bebê são de acompanhamento e monitoramento contínuo em todo o parto e o pós-parto. Além disso, durante o período de estadia da mãe e do bebê, também são fornecidas orientações específicas de cuidados com o recém-nascido, amamentação, além da realização de testes no bebê (como os de pezinho, coração e olhos), entre outras ações.

Estrutura

A maternidade é estruturada para favorecer o vínculo entre mãe e bebê, sendo composta por uma uma suíte PPP (pré parto, parto e pós-parto), quarto com equipamentos para garantir segurança assistencial e atendimento humanizado; consultórios para atendimento de consultas de urgência ginecológicas e obstétricas (funcionamento 24h por dia); sala de acolhimento e classificação de risco; sala de observação; duas salas de parto; enfermarias de alojamento conjunto - espaço que permitem a permanência do bebê com a mãe em tempo integral, até o momento da alta hospitalar; CTI neonatal - serviços de alta complexidade, que atendem a recém-nascidos para cuidados intensivos e intermediários, com alta tecnologia aplicada em equipamentos e instalações; e CTI adulto - serviços de alta complexidade com atendimento multidisciplinar.

Conhecer previamente a maternidade ameniza a ansiedade da gestante, deixando-a mais tranquila e segura, além de estabelecer uma relação de confiança com o serviço. Por esse motivo, a visita é recomendada e está nas exigências do Ministério da Saúde nas ações de acolhimento da gestante e do parto humanizado. 

Assistência à gestante

As equipes da maternidade e do Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) do HGIP buscam tornar o parto na instituição cada vez mais seguro e respeitoso, gerando sentimento de satisfação, segurança e acolhimento das gestantes.

Por isso, o atendimento prevê etapas como registro dos exames solicitados e acompanhamento da gestante; consulta agendada no Centro de Especialidades Médicas (CEM); acompanhamento próximo de recém-nascidos que necessitam de cuidado com amamentação ou sofrem de icterícia, entre outros.

“As pacientes e seus bebês serão sempre bem cuidados e tratados por nossa equipe multiprofissional. Todos os profissionais do HGIP também se beneficiam ao trabalhar em sintonia, com os procedimentos preconizados, humanizados, contribuindo para a segurança e a satisfação da beneficiária nesse momento tão importante da vida” expõe a coordenadora Marcela Mendes Waldolato.

Curso de gestantes on-line

O Ipsemg conta com o Curso de Gestantes em formato on-line, realizado pelo Departamento de Promoção da Saúde. Ele busca orientá-las por meio de palestras educativas que proporcionam conhecimento e capacitação. São abordados temas como a importância do pré-natal; o parto e o pós-parto; cuidados com o bebê e saúde emocional da mãe. As palestras são ministradas por médicos (obstetra e pediatra), enfermeira e psicóloga.

Clique aqui e saiba mais. 


 



Últimas