Mesa redonda do Cosud reúne especialistas para discutir potencial dos consórcios no desenvolvimento econômico

Encontro será logo após a cerimônia de abertura do evento, que contará com participação de governadores dos sete estados do Sul e Sudeste

  • ícone de compartilhamento

Divulgação

A atuação consorciada como forma de potencializar a geração de emprego e renda é tema da mesa redonda da 8ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), a ser realizado em Belo Horizonte de 2 a 3/6.

O encontro, logo após a cerimônia de abertura, está agendado para as 10h de sexta-feira (2/6), na Sala Minas Gerais, no Barro Preto, região Centro-Sul da capital mineira. A mesa vai reunir o economista Carlos Primo Braga e o advogado Rômulo Rocha, com mediação do jornalista Iuri Pitta.

Convidados parceiros

Carlos Primo Braga é professor da Fundação Dom Cabral e ex-diretor do Banco Mundial. PhD em Economia, ele atua nas áreas de economia internacional, cenários macroeconômicos, entre outras.

Advogado administrativo, Rômulo Rocha é assessor jurídico do Colegiado de Secretarias Executivas dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais (COSECS-MG/APP) e consultor jurídico com foco na área de gestão consorciada.

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em redações, com coberturas nas áreas de política, internacional, economia e noticiário local, além de ter atuado em comunicação corporativa e institucional, Iuri Pitta é analista político da CNN Brasil.

Grupos de trabalho

O tema central desta edição do Cosud em Minas Gerais é geração de emprego e renda.

Ainda na sexta-feira, no Circuito Liberdade, que fica na Praça da Liberdade, também na região Centro-Sul de Belo Horizonte, começam as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) para abordagem do tema sob a perspectiva de 12 áreas: Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Fazenda, Planejamento e Previdência; Saúde; Desburocratização, Inovação e Tecnologia; Cultura e Turismo; Educação; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura, Logística e Transporte; Meio Ambiente; Agricultura e Pecuária; Segurança Pública; e Transparência, Controladoria e Ouvidoria.

Cosud

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste foi criado em Belo Horizonte em março de 2019, com a missão de consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, por meio da troca de experiências e a abordagem de temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. As duas regiões concentram 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e quase 120 milhões de habitantes.

Além do Governo de Minas, estarão presentes os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.



Últimas