Metade do público infantil já recebeu a primeira dose contra a covid-19 em Minas

Conscientização aumentou a busca pela imunização entre as crianças de cinco a 11 anos

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais já aplicou a primeira dose da vacina contra a covid-19 em 50% do público infantil. Isso significa que cerca de 900 mil crianças com idade entre cinco e 11 anos já foram às unidades de saúde em busca de proteção.

“Já conseguimos sensibilizar a metade dos pais e responsáveis sobre a importância da vacina. Ela é eficaz e absolutamente segura”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, nesta quinta-feira (24/2), durante reunião do Comitê Extraordiário Covid-19. O grupo avalia a situação da pandemia no estado.

Até o momento, o Governo de Minas já enviou 1,2 milhão de doses pediátricas aos 853 municípios.  

Cobertura

Ainda de acordo com o Comitê, Minas alcançou a marca de 40 milhões de doses aplicadas. A cobertura vacinal em duas doses atingiu 80,76% para o público de cinco anos ou mais. Já a dose de reforço foi aplicada em 40,69% da população.

Outro dado importante é em relação à taxa de incidência, que caiu 53% no estado nos últimos 14 dias. Durante o pico da variante ômicron, as macrorregiões Triângulo Norte e Triângulo Sul foram as que registraram as maiores incidências. Agora, as quedas são de ordem de 58% e 51%, respectivamente.

Ocupação

O avanço da cobertura vacinal reflete diretamente na taxa de ocupação de leitos UTI Covid. Hoje, a ocupação dos leitos de UTI SUS exclusivos para covid é de 33%. Já a ocupação da enfermagem é de 8%. Em relação aos leitos pediátricos UTI SUS para covid, a taxa é de 20%.

Nova metodologia

Conforme o secretário já havia adiantado na última reunião, o Estado estabelecerá novos protocolos e outra maneira de categorizar os desdobramentos da covid-19 no estado. Ele destacou que a nova metodologia está sendo elaborada a partir de dados mais consistentes sobre o atual cenário. Todas as regiões seguem na onda verde do plano Minas Consciente.



Últimas