Minas apresenta portfólio de projetos em Brasília para captação de emendas parlamentares
Encontro reuniu chefes de gabinete e assessores da bancada mineira e reforçou papel da Casa Civil como elo entre o Governo e o Congresso Nacional
A Secretaria de Estado de Casa Civil de Minas Gerais apresentou, nesta quinta-feira (18/09), no escritório de representação do Governo de Minas em Brasília (DF), o Portfólio de Projetos de 2026, uma iniciativa estratégica voltada à captação de emendas parlamentares. O evento reuniu chefes de gabinete e assessores de deputados federais da bancada mineira, abrindo espaço para diálogo direto sobre como cada recurso destinado pode se transformar em benefício concreto para a sociedade.
Segundo o secretário de Estado de Casa Civil, Luiz Otávio, o momento simboliza um novo patamar de relacionamento entre o Governo de Minas e o Congresso Nacional. “Não se trata apenas de apresentar números ou propostas técnicas. Nosso portfólio foi construído para responder aos maiores desafios dos mineiros. Cada projeto é uma oportunidade de transformar uma emenda em uma entrega real, de alto impacto, e motivo de orgulho para quem representa Minas em Brasília.”
Nos últimos anos, a Casa Civil passou por um processo de reposicionamento e, hoje, atua como elo estratégico entre o Executivo Estadual e o Legislativo Federal. Para isso, montou uma estrutura em Belo Horizonte e em Brasília capaz de apoiar todas as etapas do ciclo das emendas: planejamento, indicação, execução, acompanhamento e prestação de contas.
A subsecretária de Relações Institucionais, Cássia Freitas, destacou que o diferencial do portfólio é a segurança institucional e a proximidade com os gabinetes.
“Os mineiros podem ter a certeza de que cada recurso destinado ao nosso Estado terá execução eficiente, acompanhamento transparente e resultado concreto para a população. Esse diálogo direto é o grande diferencial de Minas, para garantir confiança e fortalecer parcerias".
Já a superintendente central de Gestão e Captação de Recursos, Lavínia Bortolotto, enfatizou que o portfólio vai além de um catálogo de projetos.
“Estamos apresentando soluções viáveis e bem estruturadas para áreas essenciais como segurança, agricultura, saúde, educação, entre outras. Ao todo, são 57 projetos selecionados com foco na captação de emendas. Minas está preparada para transformar recursos em resultados e continuar avançando com o apoio das emendas parlamentares”.
Responsável pelo relacionamento com parlamentares em Brasília, Daniel Angotti, superintendente de Relacionamento com o Distrito Federal, reforçou a importância da atuação contínua junto à Bancada mineira.
“Trabalhamos o ano todo em parceria com a Bancada mineira de parlamentares e esse relacionamento é fundamental não só para acompanhar as pautas prioritárias, mas também para fortalecer a captação de recursos de emendas parlamentares federais com viés técnico. O portfólio de projetos 2026 tem 10 eixos temáticos e contempla todas as pautas que resultam em projetos essenciais para o povo mineiro. O objetivo é transformar as emendas em resultados e fortalecer a parceria com os deputados federais”.
Representando a Secretaria de Estado de Casa Civil, também estiveram presentes no encontro o chefe de Gabinete, Ivan Tavares; o diretor Central de Convênios de Entrada, Fillipe Marques; e o analista João Brasil.
O evento reforçou o compromisso do Governo de Minas em trabalhar lado a lado com o Legislativo, ampliando a capacidade de execução de políticas públicas que impactam a vida de mais de 21 milhões de mineiros.