Minas do Futuro: Encontro de Gestores projeta novo ciclo para cultura e turismo no estado
Evento reúne gestores, especialistas e lideranças para fortalecer políticas públicas e experiências sustentáveis em Minas Gerais de 18 a 20/8; inscrições gratuitas estão abertas
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), realiza de 18 a 20/8, em Belo Horizonte, o 8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Sob o tema “Minas do Futuro: Gestão que Transforma”, o evento é o principal espaço estadual de articulação, capacitação e cooperação dos setores, reunindo especialistas, gestores e lideranças para impulsionar inovação, sustentabilidade e experiências autênticas. As inscrições estão abertas, gratuitas e podem ser realizadas neste link.
Abertura e capacitação técnica
Após credenciamento e abertura oficial na Sala Minas Gerais, o secretário de Estado da Secult-MG, Leônidas de Oliveira, realizará a palestra magna “Correntes Artísticas do Século XX: Modernismo, Barroco e Brasilidades”. Ainda pela manhã, haverá aulões para Orientação dos Gestores Municipais, conduzidas por técnicos da Diretoria de Capacitação e Qualificação e da Superintendência de Políticas do Turismo e Gastronomia.
|
||||
"Minas Gerais tem hoje um dos ecossistemas culturais e turísticos mais consolidados do Brasil. O Encontro de Gestores é um marco anual que articula, capacita e impulsiona políticas públicas inovadoras, descentralizadas e sustentáveis. A partir da gestão local, com o apoio do Estado, estamos projetando um futuro em que a cultura e o turismo mineiros se tornam ainda mais protagonistas, dentro e fora do Brasil", destacou o secretário. |
||||
|
Debates e painéis temáticos
A tarde será dedicada a reflexões e debates. A mesa “Cultura, Desenvolvimento e Transformação Humana” reunirá nomes como o presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), Sérgio Rodrigo Reis, e os artistas Carlos Bracher, Pedro Paulo Cava e Ataíde Miranda. Em seguida, o painel “Diversidade e Práticas Culturais” contará com a participação do diretor de Proteção e Memória do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), Adriano Maximiano.
Performances artísticas marcam o intervalo, antes de o público acompanhar o painel “Preservação do Patrimônio como Economia e Estratégia de Desenvolvimento”, com os presidentes da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Wirley Reis; do Iepha-MG, João Paulo Martins; e do Instituto Espinhaço, Luiz Cláudio Oliveira.
O encerramento do dia trará o painel “Fortalecimento das Redes Culturais, Consórcios Públicos, Circuitos Regionais e Cooperação entre Municípios”, apresentado por Cleide Fernandes, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
Integração com a Travel Next Minas
Nos dias 19 e 20/8, a programação se desloca para a Travel Next Minas, que será realizada no Expominas. Haverá dois auditórios: Ano Mineiro das Artes (AMA) e Turismo Experiência e Mineiridade (TEM) com uma série de palestras, painéis, mesas-redondas e oficinas, pensadas para fortalecer a atuação dos gestores de cultura e turismo em Minas.
No espaço AMA, por exemplo, haverá apresentações sobre o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, o programa Minas Literária, o Sistema Estadual de Museus e será abordada a Gestão Arquivística Municipal. A importância dos sistemas e processos de atualização cadastral e a obtenção da Declaração de Acervos Culturais (DAC) para bibliotecas, museus e arquivos serão detalhados.
A programação segue com a explanação sobre o Fundo Estadual de Cultura e seus editais, um momento tira-dúvidas, além da Rodada Cultural Iepha-MG. Os dois blocos finais serão dedicados à apresentação de cases de sucesso na gestão cultural, reunindo experiências inspiradoras de diferentes municípios mineiros.
Entre os destaques da agenda do turismo no espaço TEM estão a mesa redonda “Destinos Criativos e Inteligentes”, sobre uso de tecnologia na gestão e promoção cultural; o painel “A Arte de Criar Roteiros e Experiências Autênticas”, com exemplos de sucesso no turismo e na gastronomia; a palestra “Comunicação Estratégica e Promoção de Experiências no Turismo”; a mesa “Turismo Verde e Experiências Sustentáveis”; e a palestra “Mineiridade – O Luxo da Experiência Autêntica”, que propõe posicionar Minas no segmento de turismo de luxo valorizando a hospitalidade e a gastronomia mineira.