Minas Gerais adquire 165 mil metros de tecido para produção de máscaras

Material vai para 20 unidades prisionais, onde detentos irão confeccionar 2 milhões de equipamentos de proteção individual

O Governo de Minas Gerais adquiriu 165 mil metros de tecido TNT para a confecção de máscaras de proteção individual contra o coronavírus em unidades prisionais de todo o estado. O material chegou a Belo Horizonte nesta quinta-feira (2/4) e segue, ainda nesta data, para distribuição em 20 presídios e penitenciárias das diversas regiões. Ao todo, cerca de 200 detentos deverão produzir um total de 2 milhões de máscaras com o tecido adquirido.

A produção já vem acontecendo desde a última semana. No entanto, até então, os insumos eram fruto de doações de parceiros, como empresários e prefeituras locais. Com a aquisição do Estado, há um reforço nos resultados, com meta de entrega de 22 mil itens por dia.

As máscaras serão destinadas a hospitais, prefeituras, forças de segurança e população em geral. Corte, montagem, costura e esterilização dos artigos seguem os parâmetros da Vigilância Sanitária.

Para os detentos envolvidos na atividade, além da participação nesta corrente de solidariedade, há a vantagem de obterem remição da pena pelos serviços prestados. A cada três dias trabalhados, um é subtraído da condenação.

Na última quarta-feira (1/4), o Presídio de Caxambu, no Sul de Minas, doou mil desses equipamentos de proteção à Secretaria Municipal de Saúde, enquanto o Complexo Penitenciário de Ponte Nova, na Zona da Mata, entregou duas mil máscaras ao Hospital Arnaldo Gavazza, no mesmo município.

Confira a lista das unidades prisionais que vão produzir a manufatura:

• Complexo Penitenciário Nelson Hungria - Contagem
  • Penitenciária José Edson Cavalieri - Juiz de Fora
  • Presídio Feminino de Eugenópolis
  • Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo Inspetor José Martinho Drumond - Ribeirão da Neves
  • Penitenciária Professor Jason Albergaria - São Joaquim de Bicas
  • Presídio de Lagoa Santa