Minas Gerais registra quinta morte por causa das chuvas

Homem de 69 anos morreu afogado em Bertópolis, no Vale do Mucuri

Cedec-MG / Divulgação

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) registrou a quinta morte provocada pelas chuvas no estado desde o início do período chuvoso, em setembro. A última vítima foi um idoso, de 69 anos, que morreu afogado no sábado (10/12), em Bertópolis, no Vale do Mucuri.

Duas outras mortes haviam sido registradas na quarta-feira (7/12) na Região Metropolitana de Belo Horizonte - um idoso de 72 anos morreu soterrado em Santa Luzia e uma adolescente de 17 anos não resistiu após ter o carro arrastado por uma enxurrada em Vespasiano. Os outros dois óbitos haviam sido registrados nas cidades de Piraúba, na Zona da Mata, e em Bom Jesus do Galho, na região do Vale do Rio Doce.

Em Minas Gerais, 80 cidades decretaram situação de emergência por causa dos temporais, com 1.101 pessoas desabrigadas (quando há danos ou ameaça de danos às residências e os moradores precisam de abrigo público), e 4.196 desalojadas (quem precisou desocupar suas casas por conta de efeitos diretos do desastre, mas encontraram abrigo nas casas de parentes ou amigos).

É importante que o município decrete situação de anormalidade (situação de emergência ou estado de calamidade pública) para ter acesso ao apoio do governo estadual, principalmente quanto à distribuição de ajuda humanitária e também para que o estado possa intermediar a captação de recursos junto ao governo federal.

Para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil em Minas Gerais é preciso escrever uma mensagem via SMS para 40199, com o número do CEP do local desejado.

Doações

O Governo de Minas Gerais, por meio do Gabinete Militar do Governador (GMG) e da Cedec-MG, tem atuado em todos os municípios afetados pelas chuvas, prestando apoio humanitário e técnico para mitigar os impactos nas cidades atingidas.

Até semana passada (7/12), o governo já havia distribuído 1.883 cestas básicas, além de 474 colchões, 1.103 kits higiene (com sabonete, papel higiênico, creme dental, absorvente e escova de dente), 574 kits dormitórios (com fronha, lençol, travesseiro e cobertor), e outros 2.712 itens diversos, como água mineral, vestuário, alimentos, fraldas, lonas, kits limpeza e outros.

SOS Chuvas 2023

Em novembro, o Governo de Minas junto à Cedec, Ministério Público, Servas e Cruz Vermelha Brasileira fez o lançamento oficial da campanha SOS Chuvas 2023. A ação busca arrecadar donativos que serão distribuídos pela Defesa Civil em todo o estado. É possível fazer contribuições em dinheiro por meio da chave pix@cvbmg.org.br.

Em setembro, o Governo de Minas, também por meio da Defesa Civil, realizou a capacitação, atualização e nivelamento dos agentes regionais que estão aptos a atuar no período chuvoso no apoio aos municípios que necessitem. As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil também foram capacitadas nesse evento para trabalharem junto ao órgão estadual.

Segundo a Cedec, o governo fez o maior investimento em Defesa Civil da história de Minas Gerais, Ao todo, foram adquiridos 497 kits (R$ 163,4 mil cada), com uma viatura 4x4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos.

O investimento é fruto do Termo de Reparação, assinado em abril de 2020, que busca reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.