Minas Láctea 2022, em Juiz de Fora, deve receber 15 mil visitantes ao longo de três dias

Governador participou da abertura do maior evento da indústria de laticínios da América Latina

O governador Romeu Zema participou da abertura do Minas Láctea 2022, nessa terça-feira (12/7), em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O maior evento da cadeia de laticínios da América Latina será realizado durante três dias no município que é polo leiteiro. Serão apresentados diversos projetos e iniciativas voltados para o tema.

A feira é produzida com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa), por meio da Empresa de Pesquisa Agropecuária Minas Gerais (Epamig), com investimento de R$ 1,6 milhão.

Romeu Zema deu boas-vindas à volta ao evento na forma presencial, o que não ocorria desde 2019, e parabenizou os produtores rurais pela exposição de mercadorias e inovações. Ele destacou ainda a necessidade de investimentos em infraestrutura e na simplificação dos tributos para o setor. “O agronegócio, principalmente o setor de laticínios, é a marca de Minas Gerais. É uma atividade econômica que tem crescido muito acima da média e criado diversos empregos no estado”, afirmou o governador.

Marco Evangelista / Imprensa MG

A expectativa para este ano é a de que o Minas Láctea gere mais de R$ 200 milhões em negócios, além de 200 empregos, e receba 15 mil visitantes ao longo dos três dias de evento.

No Expominas, são sediadas as 46ª exposições de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e de Produtos Lácteos (Expolac). Uma das atrações é o queijo com olhaduras Terroir da Seritinga, da cidade do Sul de Minas, que pesa 100 quilos.

Além da tradicional vitrine para produtos derivados do leite de diversas partes do Brasil, a exposição contará com estandes exclusivos nos quais os laticínios poderão apresentar e promover degustação de seus produtos.

Já o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig/ILCT) recebe o 35º Congresso Nacional de Laticínios (CNL), com o tema “Sustentabilidade na Cadeia de Lácteos: Avanços tendências e desafios”, com 14 palestras ministradas por representantes de indústrias, universidades e associações ligadas à cadeia produtiva de lácteos.

A 41ª Semana do Laticinista oferece uma série de cursos de curta duração (quatro ou oito horas), conduzidos por empresas e profissionais de destaque no setor.

Completa a programação o 45º Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL), competição de 12 categorias de diversos tipos de queijos, além de requeijão, doce de leite e produto inovador, avaliados por profissionais de universidades, indústrias e dos serviços de inspeção federal, estadual e municipal. Eles julgarão atributos sensoriais como aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.

Também participaram da cerimônia de abertura do Minas Láctea 2022 a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, a diretora-presidente da Epamig, Nilda de Fátima Ferreira Soares, e o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Thales Fernandes. Ele elencou medidas como o programa da Epamig de entrega de tecnologias para o setor, que teve R$ 353 mil executados em projetos de pesquisas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), além do orçamento aprovado de R$ 1,8 milhão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) para estudos em leite e derivados.

“Minas Gerais é o maior produtor de leite do país, e a importância desse produto é fundamental para a nossa economia”, afirmou o secretário. Fernandes destacou o papel do Estado para desburocratizar e eliminar os entraves para facilitar a vida de quem produz e gera renda e emprego. “Um exemplo é o Programa Queijo Minas Legal, que realizamos em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, com aporte de R$ 2,8 milhões para atender a cadeia dos queijos artesanais e tirar 650 produtores da informalidade em 150 municípios mineiros”.

Ele comemorou ainda o alívio para os criadores de gado com a suspensão da vacinação contra a febre aftosa a partir do ano que vem, o que deve abrir mercados para a carne mineira e gerar uma economia de R$ 700 milhões por ano.

Marco Evangelista / Imprensa MG

Empreendedorismo mineiro

Mais cedo, Zema participou do encerramento do Circuito E-Minas 2022, evento que tem ocorrido em várias cidades para debater associativismo e desenvolvimento, organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas). A solenidade ocorreu na sede da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora justamente no dia em que esta, a primeira associação comercial mineira, completou 126 anos.

O encerramento do circuito reuniu ainda o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, e do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, Aloísio José de Vasconcelos Barbosa, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio. Também estiveram no encerramento do circuito representantes do Invest Minas e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.