Minas lidera ranking de transparência pública

Estado teve melhor pontuação em metodologia internacional que avalia iniciativas digitais  e integridade

  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais é o estado que obteve o melhor resultado no Índice de Transformação Digital e Integridade (ITDI), metodologia da Transparência Internacional que avalia o nível de maturidade das iniciativas digitais implementadas por governos estaduais voltadas à garantia de integridade.  
 
Com 71,14 pontos, Minas Gerais ocupa o primeiro lugar na média geral do índice. O resultado, publicado em 15/12, demonstra os avanços da atual gestão na implementação de ferramentas digitais que contribuem para a promoção da integridade, da transparência e do combate à corrupção.  
 
As informações analisadas pelo índice foram coletadas em portais, documentos, legislações e aplicativos governamentais entre o período de maio a agosto de 2021. O estudo se estruturou a partir de quatro eixos: I) Transparência e Dados Abertos, II) Engajamento e Participação, III) Serviços e Contas Públicas, e IV) Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais, utilizando 128 indicadores no total.  
 
“Minas Gerais vem se destacando no quesito transparência, ocupando o primeiro lugar entre os estados na Escala Brasil Transparente (CGU). Isso demonstra os esforços de toda a gestão do Executivo Mineiro para implementar uma cultura transparente e íntegra. O uso de ferramentas de transformação digital é a melhor forma de enraizar essa cultura e de promover a participação social”, afirma o controlador-geral, Rodrigo Fontenelle.  
 
 “O índice da transparência internacional avaliou as iniciativas digitais que promovem a integridade e transparência pública, sendo que essa posição e nota indicam que Minas Gerais está no caminho certo de suas ações estratégicas, inclusive com oportunidades de melhoria e, ainda, consolida o estado como referência nas políticas de transparência e integridade”, explica a subcontroladora de Transparência e Integridade da Controladoria-Geral do Estado, Nicolle Bleme.  
 
“O resultado demostra a sinergia entre os órgãos e entidades do governo mineiro no sentido de promover a integridade por meio das ações de transformação digital. Agora, no ano de 2022, o objetivo é aprimorar ainda mais o trabalho realizado", conclui Rodrigo Diniz, subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Planejamento e Gestão.  
 
Confira o relatório completo aqui.  



Últimas