Minas tem 281 municípios em situação de anormalidade por conta das chuvas

Governo tem desenvolvido ações integradas para prevenção e resposta rápida a desastres

Chegou a 281 o número de municípios em situação de emergência em Minas Gerais, por decorrência do período chuvoso. As informações são do boletim divulgado nesta terça-feira (14/3) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Ao todo, já são 12.838 desalojados, que desocuparam os domicílios; 2.241 desabrigados, que necessitam de abrigo público; e 22 mortes em decorrência das chuvas.

O Governo de Minas tem desenvolvido ações integradas entre os órgãos públicos do estado para a  prevenção e resposta a desastres no período chuvoso. Por meio do Gabinete Militar do Governador (GMG), da Cedec e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) são implementadas diversas medidas de gestão de risco de desastres, orientação, ajuda e apoio aos municípios e à população.

Todos os anos, próximo ao período de chuvas, o CBMMG executa o Plano de Preparação e Resposta para o Período Chuvoso, com diretrizes para todas as unidades dos bombeiros no estado. Entre as medidas de enfrentamento estão o mapeamento operacional, reforço ao monitoramento e vistoria das áreas de risco, reuniões de alinhamento com demais órgãos públicos estaduais e municipais, planos de contingência, campanhas educativas e orientação à população das áreas de risco.

Mapeamento

O CBMMG, referência em gestão estratégica e atendimento de emergências ambientais e catástrofes naturais, tem realizado atividades de mapeamento e vistoria em áreas de risco, barragens, encostas e regiões ribeirinhas.

Outras ações incluem o apoio aos municípios na criação dos Núcleos Municipais de Defesa Civil e a realização de campanhas para a população desenvolvidas junto a órgãos ambientais, visando à redução de riscos, além de orientação para autoproteção comunitária e para evacuações em locais de maior incidência de acidentes decorrentes do período chuvoso.

Os militares da corporação também recebem treinamento contínuo com cursos de capacitação e atualização das estratégias de buscas em estruturas colapsadas e salvamento em soterramentos, enchentes e inundações.