Monumento Natural Gruta Rei do Mato recebe Selo Social do WWF-Brasil

Chancela reconhece iniciativas com impacto ambiental positivo na sociedade

  • ícone de compartilhamento

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, localizado em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, acaba de ser certificado em cinco projetos desenvolvidos junto à comunidade local pelo WWF-Brasil. A solenidade de entrega do Selo Social 2021, chancela concedida a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que promovam iniciativas com impacto ambiental positivo na sociedade, ocorreu em 23/11, na sede da unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Receberam prêmios o Plano Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, implementado em 2021 no Monumento Natural, além das ações de educação ambiental feitas durante a semana das Crianças e do Meio Ambiente. Outra atividade certificada pelo Selo Social foi o seminário educativo on-line para orientação sobre formação de Brigadas de Incêndio e o Dia de Campo promovido em comemoração ao Dia da Árvore.

Para a gerente do MNE Gruta Rei do Mato, Maria Honorina Pereira, a certificação é um importante reconhecimento das ações desenvolvidas na unidade de conservação e um incentivo à viabilização de novos projetos e parcerias. “Somos parceiros do WWF em diversas iniciativas de proteção e recuperação da Bacia do Ribeirão Jequitibá, um dos principais afluentes do Rio das Velhas, e estamos sempre trocando ideias e informações. Receber o Selo Social mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.

De acordo com a líder do Projeto Bacias e Florestas do WWF-Brasil, Leda Tavares, a existência de reservas ambientais, como o MNE Gruta Rei do Mato, é essencial para a garantia do microclima necessário para a manutenção da biodiversidade na região. “No contexto da Bacia do Ribeirão Jequitibá, o Monumento Natural Gruta Rei do Mato é uma unidade de conservação que funciona como polo de reprodução e disseminação de diversas espécies da fauna e da flora locais, fomentando diretamente o desenvolvimento de áreas de restauração", explica.

O Selo Social de Minas Gerais é executado pelo Instituto Selo Social como uma das ações do Projeto Bacias e Florestas, programa executado pelo WWF Brasil, com patrocínio da AMBEV. No total, foram certificados pelo WWF-Brasil 46 projetos executados nos municípios de Sete Lagoas, Prudente de Morais, Capim Branco, Funilândia e Jequitibá, que juntos beneficiaram cerca de cinco mil pessoas na região.

Selo Social

Articulado nacionalmente pelo Instituto Selo Social, o programa atua na qualificação e na mensuração dos resultados de ações, por meio do monitoramento e do reconhecimento dos impactos sociais. A iniciativa já foi implantada, com sucesso, em cidades dos estados de São Paulo, Brasília, Minas Gerais e Santa Catarina, impactando positivamente na credibilidade das organizações certificadas.

“Buscamos reconhecer ações e projetos que fizeram a diferença nas cidades onde atuamos. Vale ressaltar que medimos os impactos sociais tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU. Assim, ajudamos na territorialização da agenda mundial de desenvolvimento sustentável”, afirma a diretora executiva do Selo Social, Carina Giunco.

MNE Gruta Rei do Mato

Situada na região conhecida como Carste de Lagoa Santa, o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato constitui um importante patrimônio espeleológico de Minas Gerais, mantendo em seu território uma das cavernas mais visitadas do Brasil. A Gruta Rei do Mato, que possui formações de estalagmite e estalactite raras em todo o mundo, também está inserida na Rota das Grutas Peter Lund, programa turístico do Governo de Minas que consiste em um circuito turístico pela região cárstica do entorno da capital, formado também pelas grutas da Lapinha, em Lagoa Santa, e Maquiné, em Cordisburgo.

Há duas versões para o curioso nome da Gruta Rei do Mato. Uma conta a história de que, em meados dos anos 1930, os moradores teriam avistado um homem alto, loiro, de cabelos e barbas longas que freqüentava a floresta e a gruta. Outra versão conta sobre um homem diferente, magro, moreno, de cabelos curtos, conhecido como Milito Pato, que teria habitado o primeiro salão da gruta. Em ambos os casos, o personagem da história teria sido apelidado de o “rei do mato”. Atualmente, 220 dos 998 metros de extensão da caverna estão abertos à visitação.



Últimas