Mostra de desenhos do Programa Jovens Mineiros homenageia Dia Mundial da Água

Alunos retrataram situações relacionadas ao uso da água e o consumo consciente

  • ícone de compartilhamento

Uma Mostra Visual de desenhos e colagens produzidos pelos alunos do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis em homenagem à Semana da Água 2023 foi disponibilizada no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O programa JMS reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvido pela Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), vinculada à Superintendência de Gestão Ambiental (SUGA). As ações têm como objetivo capacitar educadores, disponibilizando cursos EaD gratuitos de Educação Ambiental, além de fornecer, aos alunos, atividades práticas de conscientização ambiental.

Semad / Divulgação

Em mais de 360 desenhos, os alunos retrataram situações relacionadas ao uso da água, consumo consciente, sua disponibilidade, cenários onde vive, relações com os recursos hídricos, a importância da água em sua vida, dentre outros temas pertinentes na sua região.

O objetivo é mostrar ao público, por meio de representação das diversas mesorregiões do estado, o que pensam os jovens alunos mineiros sobre a água, retratando ideias, reflexões, senso crítico, os problemas e as soluções, em produções visuais, na forma de desenho livre ou colagens. Os trabalhos foram produzidos abordando o Tema Central da Semana da Água 2023 em Minas Gerais: “Sou Água, Sou vida”.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, ressalta que o tema “consumo consciente da água” já é desenvolvido no âmbito do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, apresentando diversas atividades práticas para serem realizadas em sala de aula com os alunos. “A Mostra Visual vem consolidar os conhecimentos adquiridos e materializar as percepções individuais das crianças sobre o tema”, observa.

Para o diretor-geral do Instituto mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo Fonseca, “o engajamento das crianças do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis em torno do tema Água é muito significativo. “Esta nova geração é que garantirá a conservação e o uso sustentável deste recurso tão fundamental”, afirma.

Acesse aqui a Mostra Visual

 



Últimas