Municípios atingidos por fortes chuvas recebem 150 mil máscaras de proteção contra covid

Mais de 8 milhões de unidades já foram produzidas por detentos do Sistema Prisional mineiro durante a pandemia

  • ícone de compartilhamento

Sejusp / Divulgação

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) está distribuindo, desde a primeira semana de fevereiro, mais máscaras de proteção contra o coronavírus, produzidas por detentos, para diversos municípios do estado. Até o momento, 150 mil itens já foram repassados para as prefeituras somente neste mês.

Matipó, Carlos Chagas, Rio Pomba, São Francisco, João Pinheiro, Paracatu, Jequitinhonha, Oliveira e Almenara foram alguns dos municípios já beneficiados. Apenas as três primeiras cidades juntas, contam com mais de 90 mil máscaras recebidas. Ação busca atender os municípios atingidos por fortes chuvas ou aqueles em que há aumento no número de infectados. 

Em Rio Pomba, 30 mil máscaras foram entregues para a secretaria de saúde municipal e estão sendo distribuídas nos postos de saúde, hospitais, farmácias, além de serem entregues para a população carente em geral.

“Estamos batalhando para dar mais dignidade ao preso, dando a oportunidade de ele trabalhar, ter a remição de pena e de ajudar a sociedade; é mais uma chance de se redimir e eles estão ajudando muito. A prefeitura ficou muito agradecida porque agora tem um material para ser distribuído para a população, que muitas vezes não tem chance de adquirir esse produto”, explica o diretor do Presídio de Rio Pomba, Michael Lopes.  

Jezrreel Rodrigues, mais conhecida como Carla (nome social), 31 anos, está na unidade de Rio Pomba há cinco anos e se mostra muito satisfeita com a participação no projeto. “Dou o meu melhor para ajudar as pessoas, é incrível, maravilhoso. Eu me sinto bem porque vai ajudar as pessoas a se prevenirem contra a doença, os moradores de rua, os que estão no hospital. Essa vontade de ajudar vai contribuir com muita gente”.  

E a produção continua. Mais de 235 mil unidades de máscaras estão prontas para serem distribuídas muito em breve. Serão entregues neste curto período, ao todo, 385 mil máscaras. Barbacena, Araçuaí, Pedra Azul, Cachoeira do Pajeú, Águas Vermelhas, Divisa Alegre, Tocos Moji, Bordas da Mata e Uberaba são algumas das próximas cidades que receberão as doações vindas do Sistema Prisional mineiro.  

Fabricação

Desde o início da pandemia mais de oito milhões e duzentos mil máscaras de proteção contra a covid-19 já foram produzidas nos presídios e penitenciárias do estado e doados para utilização das próprias forças de segurança, secretarias municipais de saúde, hospitais, farmácias, além da população em geral. Atualmente, 22 unidades prisionais estão envolvidas com a produção que ocorre de norte a sul de Minas Gerais. 

Entre as unidades fabris estão a Penitenciária de Belo Horizonte I, Penitenciária de Contagem I (Nelson Hungria), Presídio de Presidente Olegário, Presídio de Divinópolis, Presídio de Timóteo e Penitenciária de Juiz de Fora I (José Edson Cavalieri). Pelos trabalhos executados os detentos recebem remição de pena, em que a cada três dias trabalhados um é descontado da sentença.  

“A produção de máscaras é de grande importância para o cumprimento da segurança e da ordem da pública, além de garantir a população o acesso à saúde. Somados à constante missão do Depen de ressocializar seus custodiados, é possível promover nos participantes valores como solidariedade, coletividade, respeito e conscientização social, além do retorno à sociedade e ao convívio familiar de forma mais breve por meio da remição de pena”, finaliza o diretor de Trabalho e Produção do Depen-MG, Paulo Duarte.  



Últimas