Municípios mineiros revelam novas vocações para a atração de investimentos

Com ajuda do Indi, prefeituras promovem melhorias para empreendedores e conseguem atrair empresas e gerar empregos

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Em Uberaba, Grupo Petrópolis projeta expansão de cervejaria
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A melhoria do ambiente de negócios em Minas Gerais, conquistada pela atual gestão, tem levado muitas prefeituras a buscar atração de mais investimentos para o próprio município. No esforço para se tornarem mais atraentes, várias cidades mineiras têm descoberto novas vocações econômicas e impulsionado negócios que complementam a cadeia produtiva local.

De janeiro a outubro deste ano, Minas Gerais alcançou a marca de R$ 89 bilhões em investimentos formalizados, com previsão de geração de 58 mil empregos. Desde 2019, no início da atual gestão de Romeu Zema, já são R$ 179 bilhões em investimentos formalizados em Minas, com expectativa de geração de cerca de 97 mil novos postos de trabalho.

Somente neste ano, a Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) recebeu 110 delegações de prefeituras interessadas em atrair investimentos. Mais do que apresentar as potencialidades do município, os gestores têm buscado orientação para modernizar sua administração e tornar as cidades mais competitivas.

Diversificação econômica

Uberaba, no Triângulo Mineiro, é um exemplo. O município buscou, em 2019, o apoio da agência mineira para tentar diversificar sua economia. Conhecida como a capital brasileira do gado Zebu, Uberaba é uma potência do agronegócio, mas com capacidade para alavancar outros tipos de atividades econômicas, principalmente devido à infraestrutura da cidade e à sua localização privilegiada – cerca de 500 quilômetros de distância de grandes centros como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia. 

Por meio da orientação de profissionais do Indi, a administração municipal começou a implementar uma série de ações para facilitar a vida do empreendedor. “Agilizamos a tramitação dos processos internos na prefeitura para a empresa obter o alvará de construção, além de ajudar nas soluções de questões com a Cemig e o Corpo de Bombeiros. O licenciamento ambiental agora é feito aqui mesmo, o que agiliza a avaliação e a concessão de licenças”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos.

Investimentos de R$ 800 milhões

Os resultados das medidas adotadas pela prefeitura já estão se refletindo no município. Somente neste ano, foram atraídas cerca de vinte empresas para a cidade, totalizando investimentos na ordem de R$ 800 milhões e gerando mais de 2 mil novos empregos. Entre as iniciativas recentes estão a expansão da cervejaria do Grupo Petrópolis e o anúncio da instalação de uma unidade da Crown Embalagens.

Entre as ações para atrair ainda mais investimentos, a Prefeitura de Uberaba aderiu, em outubro deste ano, ao programa Minas Livre para Crescer, do Governo do Estado, que auxilia prefeituras a adotarem uma legislação mais amigável para empreendedores de todos os portes, desburocratizando processos e incrementando a economia local.

“Temos a intenção de criar novos distritos e estamos implantando nossa Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Serão 62 lotes de 5 mil metros quadrados. Toda essa infraestrutura para receber novas empresas deve estar pronta já no início de 2022”, conta Rui Ramos.

Identificando mais potenciais

Localizada a 500 quilômetros de Uberaba, a cidade de Pirapora, no Norte de Minas, também procurou a agência mineira com o objetivo de atrair investimentos e gerar empregos. Cortada pelo rio São Francisco, a cidade tem como setores mais representativos as indústrias metalúrgica e têxtil, além do comércio. 

“Estamos identificando outras potencialidades que temos, espaços disponíveis, nossas vocações e capacidade de qualificação. O Indi está nos mostrando o que fazer e como fazer. A conversa está sendo constante”, conta o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico de Pirapora, Hélio Júnior.

Pirapora já possui uma unidade da multinacional Carmen Steffens e quer usar o nome de uma das maiores marcas de moda no mundo para atrair outras empresas do ramo e seus fornecedores. “É um setor importante para nós, porque possui uma empregabilidade muito grande. Sabemos que vamos ser questionados sobre a disponibilidade de mão de obra. Por isso, estamos investindo em qualificação e na formação de um banco de profissionais”, disse Júnior.

Ele diz, ainda, que a prefeitura pretende voltar a se destacar no segmento de produção de cerveja. “Queremos voltar a ter uma cervejaria. Há ainda muitos moradores que são ex-empregados da antiga fábrica que existia aqui. Seria fácil requalificá-los para trabalharem em uma nova unidade”, acrescenta.

Prepararo para crescer

A estrutura do município é um elemento fundamental na decisão de qualquer gestor sobre onde consolidar um investimento. Para conseguir atrair empresas e gerar empregos, porém, a cidade precisa estar preparada para receber os aportes.

Segundo o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Indi, Carlos Romualdo, muitos gestores chegam com um entendimento parcial sobre como se dá esse processo. “Alguns querem que o Estado simplesmente coloque uma empresa no município dele, mas não é assim que funciona. O município precisa estar preparado para receber o investimento e se colocar como opção. Essa preparação passa pela infraestrutura da cidade, oferta de energia, de abastecimento de água, saneamento, rede de educação, rede de telecomunicações e uma legislação pró-negócios. Tudo isso é considerado pelo investidor na hora de definir os locais das instalações da empresa”, ressalta.

Para Carlos Romualdo, é nesse momento que a atuação da Indi se consolida, apresentando um trabalho de apoio aos municípios e possibilitando que eles ofereçam as melhores condições para os investidores. “Para nós, da agência, o município tem papel fundamental no processo de atração. São os gestores que conhecem as vocações e as potencialidades locais, quais empresas poderiam estar ali e de quais áreas. A cidade precisa ser capaz de identificar as oportunidades e fazer essa atração. O papel da Indi é fortalecer essa relação”, conclui.



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