Natal da Mineiridade 2025 traz inovações tecnológicas e pela primeira vez celebra ceia solidária no Palácio da Liberdade
Edição deste ano amplia o alcance, aposta em experiências imersivas e reforça Minas como o destino natalino mais completo do Brasil
Minas Gerais se prepara para viver mais uma edição inesquecível do Natal da Mineiridade, uma celebração que une fé, arte, tradição e hospitalidade. Realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), o projeto ganha ainda mais brilho em 2025, com a adesão de mais de 500 municípios e cerca de 900 atrações cadastradas no portal Minas Gerais.
Em coletiva de imprensa no Palácio da Liberdade, nesta terça-feira (11/11), foi anunciada a inauguração da iluminação da Praça da Liberdade, em 17/11, às 18h30, com apresentação da Vesperata de Diamantina. O acender das luzes marca o início de uma programação descentralizada que se estenderá até 6/1, com cantatas, presépios, feiras, corais e espetáculos que transformarão o estado em um grande cenário natalino.
|
|
||||
"O Natal da Mineiridade atrai visitantes, movimenta a economia criativa e consolida Minas entre os principais destinos de fim de ano do país. É um símbolo da nossa identidade e da força do turismo mineiro", destacou a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega. |
||||
|
|
||||
Fé, arte e tecnologia na Praça da Liberdade
Em Belo Horizonte, o Natal da Liberdade – “Luz e Mineiridade” contará com patrocínio master da Vale e apoio de Itaú, O Boticário, Itambé, Cemig e CDL/BH. A Praça da Liberdade será transformada em um espetáculo de fé, arte e tecnologia, com cenografia imersiva inspirada nas seis regiões de Minas.
Sob o tema “A Liberdade e as Artes”, o público será envolvido por projeções mapeadas, drones, lasers e 170 esculturas do artista Zé do Arame, culminando com a tradicional chegada do Papai Noel em um trenó de drones. A instalação “Revoada de Pássaros” simboliza o voo da liberdade, enquanto o presépio iluminado sobre as águas reflete a Sagrada Família. O Palácio da Liberdade se transforma na Casa do Papai Noel, com ambientes temáticos que remetem ao lar, ao afeto e à memória. No Coreto, apresentações diárias de artistas e corais mineiros celebram a diversidade cultural do estado.
“Mais do que ornamentação, o Natal da Mineiridade é uma grande exposição urbana. Cada espaço é um ato dessa narrativa coletiva, onde a luz é o fio condutor que emociona e conecta o visitante à espiritualidade e à arte popular mineira”, ressaltou o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis.
Natal solidário: amor que transforma
Reforçando o espírito de união que marca a celebração, o Servas e a Gasmig promovem uma ceia solidária inédita na noite de 24/12, no Palácio da Liberdade. A ação reunirá 2 mil crianças, idosos e pessoas em vulnerabilidade social para confraternização e entrega de presentes. “O Natal é tempo de amor e partilha. Receber essas pessoas no Palácio da Liberdade é mostrar que todos têm lugar à mesa da fraternidade”, afirmou a presidente do Servas, Christiana Renault.
Vila Mineiridade: sabores e tradição
Outro destaque é a Vila Mineiridade, na Praça José Mendes Júnior, entre 19/11 e 6/1. O espaço reúne 30 expositores e exalta os sabores da cozinha mineira. A Vila abriga ainda o Salão das Artes, sob curadoria de Mary Arantes, com 80 expositores no CCBB BH entre 11 e 21/12, apresentando arte, design, moda e artesanato. A programação conta com patrocínio da Copasa, Instituto BAT Brasil, Codemge e Itambé, e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, CDL/BH e CCBB.
Economia criativa e turismo em movimento
O Natal da Mineiridade é um motor de desenvolvimento econômico. Em 2024, o projeto movimentou R$ 2,5 bilhões apenas em Belo Horizonte, segundo a CDL/BH. A expectativa é superar esse valor em 2025, com o aumento do fluxo turístico e da ocupação hoteleira.
No interior, a celebração se expande com destaque para o Natal Barroco de São João del-Rei, o Natal Histórico de Ouro Preto, as festas de Tiradentes, a iluminação encantadora de Barbacena, a atmosfera alpina de Monte Verde e o Natal dos Lagos de Capitólio.
A Fundação de Arte de Ouro Preto mantém a tradição também com o Concurso Nacional de Presépios. Pessoas de todo país podem participar e as inscrições vão até dia 2/12.
Como nas edições anteriores, o portal Minas Gerais concentrará todas as informações do evento, com atualizações diárias sobre a programação, horários e dicas de viagem.